terça-feira, 24 de setembro de 2013

Markus Sokol lança chapa a presidente nacional do PT em Russas

Eudes Baima, Markus Sokol e Rômulo Jerri

No momento em que o PT se prepara para o Processo de Eleições Diretas (PED) e o PSB entregou os cargos que ocupa no governo federal, o candidato à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores, Markus Sokol, lançou sua chapa em Recife, João Pessoa, Fortaleza e Russas, defendendo que o partido reveja sua política de alianças. Para Sokol, que esteve em Russas, no sábado(21) é preciso ser feito uma reforma política no País, através de uma Assembleia Constituinte, e no próprio PT. O candidato, que integra a chapa “Constituinte por Terra, Trabalho e Soberania”, é a favor do resgate das bandeiras definidas na fundação do PT.

Segundo Markus Sokol, a atual política de aliança do PT tem como eixo “o acordo nacional com o PMDB de (José) Sarney, (Sérgio) Cabral, Renan (Calheiros) e Jader Barbalho”. “Todos eles desprezados pela população nas manifestações de julho”, observou o petista. Para o candidato, que é membro do diretório nacional, há setores do PSB, representado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que fazem o papel de “linha auxiliar” do senador Aécio Neves (PSDB), e outros que se manterão ligados aos interesse que aproximaram o PSB do PT.
Em Russas, Markus Sokol observou que o debate sobre a situação política do País e do PT, realizado durante o lançamento das chapas, teve um “tom diferente das outras cidades, onde houve a discussão”. De acordo com o candidato, no município, os militantes estão insatisfeitos com a atuação do partido.
“Esse sentimento não é necessariamente negativo. Isso indica que eles estão dispostos a lutar por mudanças”, ponderou Markus Sokol.
Em relação ao PED do PT – que vai ser realizado no dia 10 de novembro, em todo o Brasil –, Markus Sokol acredita que o processo “vem degenerando o partido há 14 anos”. Para o candidato petista, a solução seria resgatar os encontros de delegados de base, que eram realizados desde a fundação do Partido dos Trabalhadores. 
“O PED carrega os mesmo vícios das eleições legislativas, recebendo influência do poder econômico”, afirmou Sokol.
Sokol esteve acompanhado de Eudes Baima, candidato a presidente estadual da corrente O Trabalho no Ceará.
Durante o processo de eleições, os filiados do PT aptos a votar irão às urnas escolher os seus representantes para as direções municipais, estaduais e nacional. Os mandatos são de dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário