quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cid só ficará no PSB se puder apoiar Dilma

Já está definida uma reunião de todos os diretórios municipais do PSB amanhã para decidir se ficam ou não

Após uma série de especulações, o governador Cid Gomes anunciou, ontem, que o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, e o prefeito Roberto Cláudio participarão hoje de uma reunião da executiva nacional do PSB, em Brasília, para ratificar que o seu grupo político só ficará na legenda se puder apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Além disso, ele quer a confirmação de que não haverá retaliação do presidente nacional da sigla, Eduardo Campos, caso o governador e um grupo de dez deputados estaduais e quatro federais optem pela troca de partido. Amanhã os diretórios municipais do partido no Ceará decidem o que fazer.

O governador Cid Gomes se reuniu ontem à noite com aliados para decidir o futuro do grupo no PSB. O prefeito Roberto Cláudio e o deputado José Albuquerque participam hoje de uma reunião da executiva nacional em Brasília Foto: Bruno Gomes
De acordo com o governador Cid Gomes, a primeira opção do grupo - que deve marchar junto em qualquer alternativa - é continuar no PSB, mas ele fez questão de ressaltar que encarou o convite à prefeita Luizianne Lins e ao deputado Heitor Férrer como uma hostilidade do partido. Apesar de adiantar que a conversa de hoje terá um tom pacífico, ele ressaltou a "aflição" da decisão que caberá a ele e seus correligionários, já que, além dos 14 deputados, alguns prefeitos, inclusive o de Fortaleza, podem sair do PSB, em caso de negativa do governador Eduardo Campos.
De acordo com a legislação eleitoral, pessoas que desejem disputar cargo eletivo nas próximas eleições só poderão trocar de partido até o dia 5 de outubro. "O partido não questionará o mandato de ninguém. Tantos mais deputados sejam, mais aflição", declarou Cid, ponderando pelo temor de que os parlamentares sejam acusados de infidelidade partidária. E completa: "O que nós queremos é que, se a decisão for sair do partido, uma posição que não questionará os mandatos".

Convite
Na reunião de ontem, tanto Cid Gomes como os aliados evitaram confirmar se a possível migração coletiva seria para o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), cujo registro foi autorizado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "A primeira tarefa é tomar uma decisão ou não", ponderou o prefeito Roberto Cláudio, também confirmando que o convite do PSB à prefeita Luizianne Lins foi encarado com hostilidade.

Apesar de alguns aliados negarem o contato do PSB com o deputado Heitor Férrer (PDT), oposicionista ao Governo do Estado, tentando atribuir o assunto à "boataria", após a entrevista concedida a jornalistas, o governador Cid Gomes, em conversa por celular com a senadora Lídice da Mata, do PSB, reconheceu que o convite teria sido feito ao pedetista como uma provocação do diretório nacional do PSB. "Chamar o Heitor para concorrer ao Governo do Estado é brincadeira". E completou: "se quer me expulsar, converse comigo".

O encontro de ontem reuniu deputados estaduais, federais e ainda dirigentes do partido a portas fechadas. Marcado para às 19h, a reunião só começou após às 21h30 e terminou próximo da meia-noite. Todos os aliados do governador evitaram assegurar a mudança de partido, mas o governador Cid Gomes disse que acompanhará o grupo de aliados, independentemente da decisão tomada.

O chefe do Executivo cearense também poupou críticas ao governador Eduardo Campos, explicando que quer "manter a amizade" com o líder e, caso a opção seja mesmo sair do partido, que o passo seja dado sem "constrangimento" e de maneira "civilizada". "Eu confio na palavra do Eduardo e os dois enviados de alto nível (Roberto Cláudio e Zezinho Albuquerque) vão amanhã participar da reunião da executiva. O Eduardo já deixou muito claro que só vai decidir candidatura ano que vem", relatou Cid Gomes.

Questionado pelo Diário do Nordeste sobre o motivo da ligação da senadora Lídice da Mata, Cid afirmou que a correlegionária ligou para prestar solidariedade. E acrescentou: "mas ela deve ficar no PSB". Amanhã, às 19h, o governador se reúne com dirigentes e prefeitos do PSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário