sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Candidatos a presidente do PT debatem no Ceará

Os seis postulantes à presidência nacional do PT participarão hoje de um debate na sede da Fetraece, em Fortaleza
Em campanha para o Processo de Eleições Diretas (PED) que ocorre no próximo dia 10 de novembro, os seis candidatos à presidência nacional do PT participam de debate hoje à noite, em Fortaleza. O encontro ocorre a partir das 19h, no auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece). O debate será mediado pela ex-prefeita Luizianne Lins, atual presidente estadual do PT, e será transmitido ao vivo pelo site do PT Ceará e PT Nacional.

No dia 12 de setembro, o atual presidente nacional do PT, Rui Falcão, veio a Fortaleza fazer campanha e participar do lançamento da candidatura de Assis Diniz, postulante com maior número de apoios ao diretório estadual Foto: Bruno Gomes

Esse será o quarto encontro entre os candidatos à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores desde que a campanha começou. O primeiro debate foi realizado em 26 de agosto, em São Paulo. No dia 5 de setembro, eles debaterem em Belém (PA). Na última segunda-feira, houve novo encontro na Capital paulista. Além dessas cidades, estão previstos debates em Porto Alegre (27 de setembro), Rio de Janeiro (17 de outubro) e Brasília (24 de outubro).
Os seis candidatos à presidência são Markus Sokol, Paulo Teixeira, Renato Simões, Rui Falcão, Serge Goulart e Valter Pomar. Dois deles já chegaram à Capital cearense desde a noite de ontem. Os outros devem chegar até a tarde de hoje. Com exceção de Serge Goulart, todos os outros são apoiados por alguma liderança petista estadual ou municipal. O apoio mistura diferentes alas do PT cearense, até mesmo correntes que estão concorrendo em chapas diferentes no PED estadual.

O atual presidente do PT que tenta a reeleição, Rui Falcão, foi chegou a Fortaleza na noite de ontem. De acordo com o deputado federal José Guimarães, um dos que patrocinam a campanha de Rui no Ceará, o petista não tem nenhum evento oficial marcado para esta sexta-feira, além do debate. No Estado, Falcão é apoiado, dentre outros, pelo deputado federal José Airton, pelo senador José Pimentel, pelo deputado estadual Prof. Pinheiro e por Elmano de Freitas.

Atividade oficial
O atual secretário geral do PT, Paulo Teixeira, também já chegou a Fortaleza na noite de ontem. Um dos patrocinadores da campanha dele, o deputado federal Artur Bruno afirma que Teixeira terá uma atividade oficial antes do debate: almoço com as principais lideranças da corrente nacional “Mensagem ao Partido”. Após o encontro na Fetraece, o parlamentar afirma que o secretário geral segue para o Piauí, onde participa de mais atividades de sua campanha.

Além de Artur Bruno, que faz parte da corrente “Reencantando”, Paulo Teixeira é apoiado no Estado pelo deputado federal Eudes Xavier, por Luizianne Lins, pelo deputado estadual Antônio Carlos e pelo vereador Ronivaldo Maia, todos da corrente Democracia Socialista (DS). No Ceará, Bruno apoia as candidatura de José Maria Castro e do vereador Acrísio Sena às presidências estadual e municipal. Já a DS apoia o vereador Guilherme Sampaio e Elmano de Freitas, respectivamente.

O historiador Valter Pomar, por sua vez, chega a Fortaleza hoje a tarde e deve permanecer na Capital cearense até a noite de amanhã. Segundo Guilherme Sampaio, que patrocina a campanha dele, às 15h de sábado, Pomar vai apresentar a candidatura dele a apoiadores. A apresentação vai acontecer no Teatro Chico Anísio, na Avenida da Universidade, no bairro Benfica. Além de Sampaio, o historiador também é apoiado pelo vereador Deodato Ramalho.

Membro do Diretório Nacional do PT, o economista Markus Sokol deve chegar às 11h30 de hoje a Fortaleza. No Ceará, ele é apoiado pelo candidato à presidência estadual do PT Eudes Baima. Além do debate, o economista participa de almoço com apoiadores da campanha. No sábado pela manhã, ele estará presente no debate entre os candidatos a presidência estadual do PT, às 9h, na Câmara Municipal de Aracati. De tarde, lança sua candidatura junto com a de Eudes Baima na Câmara de Russas.

O debate no município de Aracati será o primeiro entre os candidatos à presidência do PT Ceará. Além de Eudes Baima, estão concorrendo: Antônio Ibiapino, Francisco de Assis Diniz (apoiado por José Guimarães), Guilherme Sampaio (apoiado por Luizianne Lins) e José Maria Castro. Já para a presidência municipal do PT em Fortaleza, estão concorrendo: Elmano de Freitas, Acrísio Sena, Davi Barros (apoiado por José Guimarães) e Maria José Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário