segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Papa pede a fiéis reza pelo Egito

São Paulo. O papa Francisco pediu ontem a milhares de fiéis reunidos na praça São Pedro que rezem pelo Egito e afirmou que "fé e violência são incompatíveis". Durante o Angelus (bênção dominical), o pontífice ainda afirmou que "a paz não é neutralidade, não é um compromisso a qualquer custo", quando discorreu sobre a passagem bíblica em que Jesus afirma: "Não vim trazer a paz, mas a divisão".

Apoiadores do presidente deposto, Mohamed Mursi, em manifestação contra a violência no país FOTO: REUTERS

Ontem, ao menos 36 prisioneiros morreram sufocados por gás lacrimogêneo numa suposta tentativa de fuga de um comboio de detentos, no Cairo. O gás foi disparado por militares, segundo o Ministério do Interior egípcio, na tentativa de libertar um policial retido no motim.

Cerca de 600 detidos nos confrontos da última semana eram levados em comboio até a prisão de Abu Zaabal, no norte do Egito. Os detentos que estavam em um dos veículos, segundo militares, teriam feito um motim e capturado um policial. A Irmandade Muçulmana cancelou ontem uma manifestação programada para o Cairo por falta de segurança para seus militantes. Os últimos atos convocados pelo grupo terminaram em confrontos com as forças de segurança, que deixaram quase 900 mortos.

O governo interino do Egito anunciou que revisará toda a ajuda financeira recebida de outros países, após a União Europeia dizer que vai reavaliar a relação com o país. A ação de países europeus é uma represália aos confrontos entre Polícia e islamitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário