sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Manifestantes cobram segurança em Santa Quitéria


Santa Quitéria. Sindicatos, vereadores, associações e a população em geral se reuniram neste município para criar o movimento Santa Quitéria Clama por Segurança. O primeiro protesto teve início às seis da manhã de ontem. As principais saídas da cidade ficaram fechadas, assim como comércios e outras entidades. Pela manhã, houve comparecimento de aproximadamente duas mil pessoas.

Violência dia e noite é um dos problemas apontados pela população, que se diz assustada

De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município, Marcelo Magalhães, a cidade só "voltará a funcionar" e abrir as estradas após contato do secretário estadual de Segurança Pública, Defesa e Cidadania, Coronel Francisco Bezerra. Desde as 6h da manhã, dois caminhões fecharam a rodovia CE 257.

"Queremos que nosso Secretário conheça a realidade da nossa cidade bem de perto", afirma Marcelo Magalhães.

Marcelo conta que apenas três policiais militares cuidam da segurança da cidade com outros cinco integrantes do programa Ronda do Quarteirão. "Os comerciantes e população em geral acreditam, entretanto, que o Ronda poderia ser mais atuante, pois pouco vemos a viatura rodando pela cidade".

O aumento dos assaltos assusta. Em maio de 2012, foram cinco ocorrências. Já em maio deste ano, foram registradas 14. O presidente afirma que enquanto não conseguirem uma conversa como secretário ninguém vai retornar as atividades normais. "Fábricas, postos, comércio e diversos órgãos vão continuar fechados. Estamos organizados em um revezamento entre turnos a fim de manter o bloqueio".

Relatório
Segundo o relatório distribuído para a população, a organização do movimento afirma que atualmente a Polícia Militar tem três viaturas, das quais duas não estão funcionando por problemas mecânicos; três motos, que não estariam em condições de uso precisando de manutenção geral para operar novamente; além de falta de estrutura física e pessoal treinado.

"A situação da cidade está péssima. Assaltos e arrombamentos são constantes, ninguém consegue mais sair de Santa Quitéria de moto sem ter seu transporte tomado. Foram seis motos em três meses", desabafa.

Marcelo afirma também que já houve reuniões anteriores com os órgãos responsáveis, na qual alguns benefícios foram conseguidos, porém, com o passar dos meses, esses mesmos benefícios foram retirados.

O comerciante José Parente, dono de uma farmácia e irmão de comerciante, conta que já foi assaltado três vezes, a última em maio. "A gente nota que eles estão mais ousados, e também mais nervosos. Dá medo que façam alguma besteira como atirar em um dos meus funcionários".

O comércio de seu irmão foi arrombado há dez dias, e foram levados cinco mil reais. "Antes eu pensava que assalto e arrombamento era coisa de cidade grande, agora eu vejo que com qualquer valor que eles levem ficam satisfeitos", diz Parente.

Em ofício encaminhado ao comandante da Polícia Militar, Coronel Werisleik Pontes Matias, a CDL afirmou existir um sentimento de abandono por parte das autoridades responsáveis e aponta o descontrole da segurança pública, principalmente ao precário aparelhamento das polícias Civil e Militar, em especial nas sedes de suas unidades - que não são próprias. Esses órgãos convivem com problemas estruturais, além da ausência de pessoal e de equipamentos básicos.

Iluminação
Entre as sugestões da comunidade para melhorar o quadro estão uma melhor iluminação pública, permanência da delegacia aberta em períodos de festas; limpeza de terrenos baldios, maior presença da polícia nos bancos em dias de pagamentos; parada de carros que entram na cidade pela criação de um conselho de segurança e realização de blitz com frequência.

Participaram do movimento o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Quitéria; CDL; Sindicato dos Professores de Santa Quitéria (Sindiprosq); Associação dos Estudantes do Estado do Ceará (Asesc)); Sindicato dos Servidores Públicos; Sindicato dos Profissionais em Transportes de Passageiros - Mototaxistas (Sindmotos); Associação dos Motoristas; União Municipal dos Estudantes e Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Saneado (ONG CACTUS);

Mais informações:
Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Quitéria -
Telefone: (88) 3628.0953.
Email: cdlsantaquiteria@hotmai
Marcelo Magalhãesl

JÉSSYCA RODRIGUESCOLABORADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário