sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Limoeiro do Norte e Pereiro: Municípios comemoram centenário

Limoeiro do Norte. Hoje duas cidades centenárias do Vale do Jaguaribe completam mais um ano de emancipação política. Este município, distante 198 km da capital cearense, chega aos 116 anos consagrado como a "Princesa do Vale". Já a cidade de Pereiro, a 342 km de Fortaleza, comemora seus 123 anos com vasta programação.

As duas cidades festejam mais um ano de emancipação política com uma vasta programação, que vai desde exposição, prestação de serviços à comunidade até apresentações artísticas FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR
Em toda sua história Limoeiro do Norte se destacou entre as demais da região pelo pioneirismo no que compete ao desenvolvimento cultural e intelectual. O município é o berço da primeira faculdade da região (a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos), que até hoje abriga estudantes de vários municípios.
A cidade já foi conhecida como a Terra das Bicicletas, devido a existência do grande número deste transporte, por habitantes, ser o maior da região. Mas com a popularidade veículos automotores, poucas pessoas ainda mantêm o hábito de pedalar.

Exposição

O artista plástico, Júlio Pitombeira, em parceria com a Secretaria de Cultura do município, busca fazer um resgate desse título, com a exposição do projeto Pedala Limoeiro, onde será apresentada peças feitas com bicicletas velhas, doadas pela Justiça (sendo fruto de apreensões).

A exposição está marcada para hoje, a partir das 8h, ao lado da estátua de Dom Aureliano, no centro da cidade. Porém, partes das peças já podem ser vistas pela população em alguns espaços públicos da cidade, como praças e prédios do governo.

A programação em comemoração ao aniversário de 116 anos da cidade terá atividades culturais, prestação de serviços à população, inaugurações e feiras.

Será realizada ainda a Feira de Negócios das Associações Comunitárias (Fenac), com a troca e distribuição de 150 geladeiras em parceria com a Coelce. O evento ocorre às 19 horas, ao lado da Estátua de Dom Aureliano Matos, no centro da cidade.

Juntamente com a programação de aniversário do município, o Sebrae realizou ontem a abertura da 24ª Feira de Negócios da região do Vale do Jaguaribe (Fenerj), a maior feira de negócios da região.

São esperados 70 expositores de vários municípios, em 85 stands, exibindo produtos e fechando negócios. A expectativa é que este ano seja negociado em torno de R$ 1,2 milhões.

Festa

Já no município de Pereiro, de acordo com informações da Prefeitura Municipal, em todo o calendário do evento foram priorizados os talentos da terra, com enfoque na valorização e no amor pela cidade.

Sete dias de festa compunham o calendário recheado de apresentações artísticas, atividades esportivas, festival de música, apresentações de teatro e dança, além de shows musicais.

A programação começou no último sábado, dia 24, com abertura oficial das festividades, na Praça da Matriz. Durante a semana as atividades se concentraram nos períodos da manhã e tarde, contemplando principalmente os momentos esportivos e culturais.

Hoje, no dia do aniversário de Pereiro, haverá às 5 horas alvorada festiva. A partir das 10 horas, na quadra Francisco Moura e Geraldo Bessa, ocorrerá o torneio intermunicipal, com as modalidades de vôlei, basquete e futsal.

Já às 16 horas haverá desfile cívico e às 18 horas serão realizadas as finais do torneio. Como parte da programação noturna, o festival Canta Pereiro dará oportunidade aos talentos locais, na Praça da Matriz. Além disso, os visitantes do evento poderão conferir a feira gastronômica e exposições artísticas.

Para o encerramento dos festejos de aniversário, haverá show com a Banda Gaviões do Forró, e com Anízio Junior e Grupo Nelson dos Teclados. Os eventos são realizações das prefeituras dos dois municípios.

Mais informações
Aniversário de emancipação de Limoeiro do Norte (116 anos) e Pereiro (123 anos); Programações de encerramento hoje, na Praça da Matriz de cada cidade

ELLEN FREITASCOLABORADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário