O Ministério da Saúde divulgou o balanço da primeira etapa do polêmico programa "Mais Médicos". O Ceará foi o 4º estado mais contemplado, com um total de 138 profissionais selecionados para atuar na atenção básica.
Programa Mais Médicos foi lançado como resposta aos protestos de junho, mas sofreu grande contestação da classe médica Foto: Agência Brasil
Outros 159 municípios contemplados estão em regiões metropolitanas, 68 em um grupo de 100 cidades com mais de 80 mil habitantes de maior vulnerabilidade social e 24 são capitais. Na distribuição dos profissionais foram atendidos ainda 23 distritos sanitários indígenas.
Os municípios da região Nordeste foram contemplados com o maior número de médicos, com um total de 619 profissionais direcionados a 300 cidades. Os estados que receberão mais médicos, além do Ceará, serão Bahia (161), Minas Gerais (159), São Paulo (141) e Goiás (117).
Todas as regiões contempladas neste primeiro mês de seleção estão entre as prioritárias do programa. Nessa etapa não houve convocação de médicos estrangeiros. Os selecionados têm até sábado (3) às 16h para homologar a participação no programa e assinar termo de compromisso, confirmando o interesse no município indicado.
A lista final com profissionais e municípios que participarão desta primeira seleção será publicada na segunda-feira (5). A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto. “Com o Mais Médicos, confirmamos que faltam muitos profissionais no interior do país e nas periferias de grandes cidades. Nesta primeira seleção, focada nos brasileiros, ainda ficamos com um déficit de 13.647 vagas”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, os profissionais que participarão do programa só poderão ser inseridos em novas equipes de atenção básica ou naquelas em que há falta de médicos.
Lista de médicos estrangeiros sai próxima semana
Já a partir de terça-feira (6), os médicos que se formaram no exterior e finalizaram o cadastro no programa poderão selecionar os municípios com vagas não ocupadas por brasileiros. No dia 9, será publicada a lista dos municípios que receberão médicos estrangeiros.
Os médicos do programa devem começar a atuar nos municípios em setembro e receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário