quarta-feira, 10 de julho de 2013

Prefeitos realizam marcha em defesa dos municípios

Presidente Dilma participou da 15ª Marcha e promete estar este ano
Presidente Dilma participou da 15ª Marcha e promete estar este ano
Prefeitos e outros representantes políticos de municípios brasileiros estão reunidos em Brasília desde ontem até o dia 11 de julho para participar da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como “marcha dos prefeitos”. Do Ceará, participam cerca de 50 gestores, do total de 139. Além de mostrar às lideranças nacionais a crise em que vivem algumas cidades e buscar melhorias, os prefeitos devem estar alerta para a transparência em gastos com viagens.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, destaca que o encontro busca mostrar a crise pela qual alguns municípios estão passando e o que é possível construir a médio e longo prazo. Para o Ceará, a pauta nacional de melhoria de repasse de verbas para saúde e educação, dentre outras, é reforçada pela reivindicação de ajuda financeira para minimizar os problemas a seca.

“Nosso objetivo é aumentar a pressão para o governo distribuir melhor os recursos para os municípios e melhorar a arrecadação através de repasses de verbas”, afirma o prefeito de Tabuleiro do Norte, Marcondes Moreira (PT), que viaja com mais oito pessoas da administração municipal. Na conta da prefeitura, segundo ele, viajam quatro pessoas: ele, o vice-prefeito e dois secretários do município. O pagamento, para quem optou pela comitiva organizada pela Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), teve o custo de R$ 1.980,00, com passagens e hospedagem inclusas, de acordo com Marcondes.

Atenção à transparência
Diante dos protestos que cobram transparência da administração pública, viagens oficiais requerem mais atenção em relação aos gastos dos gestores. “Onde há excesso, a gente tem de combater, mas não dá para ir a Brasília sem gastos. A gente recomenda a economicidade e a transparência. Se os movimentos forem contra a vinda dos prefeitos para a marcha, por causa dos gastos, estão indo contra a luta em busca de melhorias que é ao que a marcha se propõe”, diz Ziulkoski.

Na lista de cadastros na CNM, organizadora do evento, repassada a Aprece, havia 50 prefeitos inscritos até ontem. O prefeito do município de Crateús, Carlos Felipe (PCdoB), destaca que a quantidade de gestores que irá participar do evento é pequena. “Se os prefeitos se queixam tanto de que não existe reforma tributária, porque não se unem para lutar por esse equilíbrio, porque não se mobilizam para aumentar o repasse?”, questiona o prefeito, que viaja à Brasília para participar do evento e para resolver demandas do município.

SERVIÇO

XVI Marcha em Defesa dos Municípios
Quando: 8 a 11 de julho
Onde: Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel – Brasília/DF
Outras info: www.marcha.cnm.org.br

Saiba mais

O tema da marcha é “O desequilíbrio federativo e a crise nos Municípios”.

A expectativa é de que a presidente Dilma esteja na sessão de abertura marcada para as 9h30min de hoje.

Segundo a CNM, mais de quatro mil pessoas se inscreveram nesta edição.

38 prefeitos do Ceará se cadastraram na comitiva da Aprece, outros devem ir à parte do grupo.

Com o acréscimo de vereadores, secretários municipais e assessores políticos, a comitiva partiu com mais de 100 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário