quarta-feira, 24 de julho de 2013

Jaguaribara sedia protestos por segurança na Região


Jaguaribara. Comerciantes, população e poder público de vários municípios da região jaguaribana saíram em caminhada pelas ruas deste município na manhã de hoje. A reivindicação: mais segurança pública. A criminalidade vem alcançando índices preocupantes nas cidades do Vale do Jaguaribe e prefeitos resolveram se unir para buscar junto aos órgãos competentes soluções para o problema enfrentado pela população.

Na manhã de ontem, populares pediram fim da criminalidade. Representações de seis municípios participaram dos protestos fotos: ellen freitas

A situação de insegurança chegou ao limite para os comerciantes deste município que vem sofrendo com a grande onda de assaltos nos últimos meses.

De acordo com uma comerciante que pediu para não ser identificada, a situação esta cada vez mais crítica. "Não há segurança pública aqui, não temos o efetivo de policiais necessário para cidade e isso propicia que os marginais fiquem livres para atuarem a qualquer hora do dia e da noite. Eles fazem a ação mesmo estando fechado ou aberto", reclama. Segundo ela, os assaltos podem acontecer a qualquer momento, a qualquer hora do dia e em sua grande maioria homens armados invadem as lojas e roubam produtos e pertences de clientes e funcionários.

A comerciante ressalta, ainda, que os arrombamentos estão cada vez mais constantes. Somente sua loja já foi assaltada duas vezes durante um ano, além dela a agência de um banco foi fechada e a dona de uma lotérica vendeu sua loja diante da falta de segurança.

Outros inúmeros casos também aconteceram no município. Um deles, o mais ousado foi uma tentativa de assalto a Secretaria de Educação do município, onde os bandidos invadiram o local, destruíram computadores e deixaram no local um bilhete ameaçando diretamente o prefeito Francini Guedes.

Diante da exposição a essas ações, o problema ainda é maior pelo fato de a cidade não poder contabilizar e investigar os crimes, isso devido à ausência de um escrivão e um delegado de Polícia Civil. Para registrar um Boletim de Ocorrência, as vítimas precisam se deslocar até a cidade de Jaguaribe, distante a 63 km de Jaguaribara.

O que comerciantes vem vivenciando nos últimos meses gera pânico a ponto de muitos temerem denunciar os casos e acabarem sofrendo represálias dos bandidos.

Os assaltos a lojas, ocorridos de forma cada vez mais violenta, deixa a população apreensiva. Moradores temem que o aumento assustador dos assaltos chegue até suas casas.

Medo

De acordo com a aposentada Socorro Sousa, além do medo de estar em alguma loja no momento de uma ação dos bandidos, também há o medo de que eles possam invadir as casas. "A gente acaba ficando com medo de que eles comecem a entrar nas casas pra roubar, quase todo dia tem notícia de assalto em loja e ninguém vai preso. Então fica todo mundo com medo", desabafa a aposentada.

A situação levou o prefeito Francini Guedes a buscar apoio dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale do Jaguaribe (Amuvale).

Dentre as pautas debatidas pelos prefeitos nas reuniões da associação, a insegurança foi a prioridade. "Foi de iniciativa da população a reivindicação e nós apoiamos essa causa. Levamos o tema para ser discutido junto à Amuvale e os prefeitos se solidarizaram com a situação de Jaguaribara, e alguns estiveram presentes conosco nesta caminhada", conta Francini.

Estiveram presentes os prefeitos de Iracema, José Juarez, Jaguaretama, Ila Pinheiro e Marcondes Moreira, de Tabuleiro do Norte. As cidades de São João do Jaguaribe, Aracati, Iguatu enviaram representantes.

Cerca de uma hora após a manifestação um homem conhecido por Marcos Granja foi morto a tiros na calçada de sua residência, em frente a praça central.

Mais Informações

Prefeitura Municipal de Jaguaribara
Av. Porcino Maia, 1 - Centro
Telefone: (88) 3568-4545

ELLEN FREITAS
COLABORADORA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário