terça-feira, 30 de julho de 2013

Escola fecha e revolta população em Beberibe


Beberibe. O fechamento da Escola de Ensino Fundamental Raimundo Fagner, na Comunidade de Praia das Fontes, em Beberibe, município a 79 Km de Fortaleza, está revoltando os moradores. A notícia pegou a população de surpresa na manhã de ontem, quando representantes da Secretaria de Educação convocaram uma reunião com a comunidade para anunciar o fato.

O anúncio foi feito pela Secretaria de Educação, em reunião com a comunidade Foto: Ellen Freitas

Segundo os moradores, a justificativa de falta de recursos não é o suficiente para a desativação da escola, que também é o único espaço para convivência da comunidade. "Só temos a escola para tudo. Estamos certos de que é possível dar um jeito de mantê-la aberta, falta boa vontade", reclama a tesoureira do Conselho Escolar, Cláudia Teixeira.

A dona de casa Joana Laurindo tem um filho de 7 anos na unidade. Segundo ela, a escola para onde os alunos serão remanejados, na Comunidade do Onofre, não possui estrutura. "As salas são quentes, apertadas e já é lotada. Propomos que deixassem o Infantil e o Ensino Fundamental I aqui na escola da comunidade, e só os maiores na escola do Onofre, mas eles não quiseram conversar", reclama.

O transporte desses alunos também é uma preocupação dos pais. Segundo a dona de casa, o ônibus passa às 5h40 pela comunidade, pegando os alunos maiores, e só passa de volta ao meio-dia. "O horário é muito ruim para crianças pequenas", diz.

A Escola Raimundo Fagner possui oito funcionários - quatro professores e quatro auxiliares de serviços gerais. São atendidas 55 crianças do Ensino Fundamental I, divididas em turmas multisseriadas. Parte destes alunos é da Comunidade Diogo, onde uma escola foi fechada há alguns anos.

Piso nacional

O secretário de Educação, Aldênio Mendes, explicou que o fechamento faz parte do processo de nucleação. Além desta escola, outras cinco serão fechadas, completa ou parcialmente. "Isso, infelizmente, tem sido o que os municípios estão fazendo para cumprir a obrigação do piso nacional, otimizando os gastos", afirma.

A comunidade solicitou ao secretário uma reunião com a prefeita, Michele Cariello, para tratar a questão. Segundo Mendes, a situação será levada à gestora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário