quarta-feira, 31 de julho de 2013

Braçadas no deserto

Atleta do Flamengo, cearense Luiz Altamir passou por Fortaleza antes de Mundial que disputará em Dubai


O nadador cearense Luiz Altamir Lopes Melo vai ter um mês de agosto bastante movimentado. Atleta do Clube de Regatas do Flamengo, o jovem de apenas 17 anos vai participar do Troféu José Finkel, em São Paulo, e do Mundial Júnior de Natação, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Há dois anos treinando no Clube de Regatas do Flamengo, o nadador cearense Luiz Altamir foca na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro Foto: Fabiane de Paula

Mas antes da maratona de competições Altamir tomou uma decisão para ajudá-lo a ficar em paz com as piscinas. O nadador passou o último fim de semana em Fortaleza para matar a saudade das família e criar forças para encarar as competições do mês de agosto.

"Estou numa rotina de treinos tão forte que resolvi visitar minha família, meus amigos, para dar uma relaxada. Matar as saudades mesmo", explica.

"Estava precisando ver minha família logo. Quando se está numa rotina de treinos forte, você acaba ficando estressado. E quando você revê as pessoas mais próximas, sai um pouco de casa, é possível amenizar essa situação", completa o cearense.

No entanto, mesmo com o intuito de vir a Fortaleza para dar uma "relaxada", Luiz Altamir não consegue ficar longe das piscinas. "Não se pode perder a pegada dos treinos", admite.

Em sua estadia na capital cearense, o jovem treinou praticamente todos os dias, tendo folgado apenas no domingo.

Maratona

O Troféu Finkel já começa no próximo dia 12 e vai até o dia 17. No dia 19, o cearense viaja para Dubai, para a partir do dia 26 disputar a competição.

Luiz Altamir fez o índice para o próximo Mundial Júnior nas provas de 200 e 400m nado livre e 200m estilo borboleta, além do revezamento 4 x 200m nado borboleta. As marcas foram alcançadas no Brasileiro Absoluto de Natação - Troféu Maria Lenk.

"Quero dar o melhor de mim e, com certeza, tentar baixar meus tempos na piscina", diz, em relação à expectativa de resultados em Dubai.

Na preparação para as competições no Flamengo, Luiz tem se dedicado ao máximo. "Os treinos estão muito fortes. Estou saindo todo dia praticamente passando mal. Mas estou sentindo que isso está dando resultado. A cada treino consigo baixar minhas médias" comemora.

Focado na Olimpíada de 2016, Luiz espera continuar evoluindo nos três anos que restam. "Espero continuar nessa pegada até 2016. Estou gostando muito da minha evolução", analisa.

Em casa

Além de Altamir, outra cearense vai buscar medalhas em Dubai. A jovem Julia Nilton, de 15 anos, adota uma estratégia diversa do atleta do Flamengo e acha que pode ser campeã treinando em Fortaleza. "Acho que não significa nada você ter de deixar o Ceará para conquistar as coisas. Quero provar que posso me sair bem treinando aqui", avalia ela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário