quarta-feira, 26 de junho de 2013

Reitor diz que UFC pode virar UFCE

Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, participou do programa Vertical S/A, da TV O POVO, apresentado pelo jornalista Jocélio Leal
Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, participou do programa Vertical S/A, da TV O POVO, apresentado pelo jornalista Jocélio Leal
Quem põe UFC no Google vê primeiro o link do site oficial do norte-americano Ultimate Fighting Championship, a maior organização de artes marciais mistas (MMA) do mundo. Só depois, o link para a Universidade Federal do Ceará, a principal universidade do Estado e uma das mais importantes do Nordeste, com o sexto maior orçamento dentre as federais do País. A semelhança incomoda quem prefere a Academia ao esporte violento. Mas a UFC prefere não entrar nessa briga. O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, anunciou nesta terça-feira, 25, no programa Vertical S/A, da TV O POVO, que cogita mudar a sigla da instituição para fugir da semelhança. Viraria UFCE.
“Não tem outra forma. Se nós olharmos hoje a configuração das universidades brasileiras, todas usam esta configuração (quatro letras): UFPE (Pernambuco), UFPA (Pará), UFRJ (Rio de Janeiro), então eu acho que é a saída para que possamos estar na primeira linha do Google é mudar para UFCE”, disse o reitor. De todo modo, Jesualdo admite que a mudança não seria simples. “É um processo que precisa ser discutido, mas há já um trabalho nesse sentido. É uma briga que a gente está tratando na parte jurídica como resolver”. Segundo ele, a comunidade acadêmica será ouvida. 

Para ele, a universidade brasileira não tem cuidado muito desse patrimônio. Jesualdo avalia que, “por comodidade”, às vezes não se dá o devido tratamento com relação a resguardar a marca. Dentro da UFC, disse, há vários outros casos. “Teve laboratório que teve que mudar de nome porque já existia marca registrada e laboratórios que tiveram de mudar de nome porque houve registro depois da sua criação como outra marca”. E completou: “além disso, registrar uma marca é um processo burocrático e nem sempre muito barato”. Segundo o reitor, seja UFC ou UFCE, a instituição vai registrar a marca para que no futuro não tenha de passar pela mesma situação.

Durante o programa, o reitor afirmou que o Ceará é o penúltimo colocado no ranking da oferta de vagas de ensino superior público federal por habitantes. O último é São Paulo, mas como lembra Jesualdo, São Paulo baseia o ensino superior em universidades públicas estaduais – como USP e Unicamp. “Assim, somos, de fato, o último em oferta”. Ele aponta como estratégia desde a gestão do então reitor Roberto Cláudio Frota Bezerra (pai do atual prefeito de Fortaleza), a expansão pelo Interior – começou com os cursos de medicina em Barbalha e em Sobral. 

Hoje, a UFC tem campi fora de Fortaleza no Cariri, Zona Norte (Sobral) e Sertão Central (Quixadá). O primeiro vai se transformar na Universidade Federal do Cariri (UFCA), com sede em Juazeiro do Norte e unidades em Icó e Brejo Santo. “Não dá para a UFC cuidar com presença física, de cursos, de graduação, pós- graduação, pesquisa e extensão em todas as regiões. “O papel é induzir, a partir da presença inicial de um campus, que se torna depois uma universidade independente e com identidade própria”. Em tempo: a UFC também está implantando campi em Crateús e Russas. 

SERVIÇO
O programa Vertical S/A exibido nesta terça-feira, 25, tem reprise quarta, 26, às 7 horas, quinta às 11 horas e domingo às 22 horas. 48 UHF e TV Show, 23 NET e pelo tv.opovo.com.br


Jocélio Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário