Mais da metade das crianças do Ceará que cursam o 3º ano do ensino fundamental não sabem ler nem interpretar um texto de forma correta. O dado faz parte da 2ª Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova ABC, divulgada nesta terça-feira (25) pelo movimento Todos pela Educação.
Em toda a rede de ensino do estado, apenas 42,1% dos estudantes do 3º ano atingiram mais de 175 pontos na prova, indicando proficiência adequada em leitura. Na rede pública, o problema é ainda maior, somente 35,2% atingiram nível positivo, ou seja, conseguem identificar temas de uma narrativa, localizar informações explícitas e perceber relações de causa e efeito contidas nas narrativas.
Regiões
Apesar dos números, o Ceará ocupa posição de destaque no Nordeste, que apresentou resultado abaixo da média, de 30,7%. Mais de um terço dos nordestinos (38,4%) fez menos de 125 pontos. Já em todo o Brasil, 44,5% dos alunos têm leitura adequada.
Na comparação por região, o quesito leitura teve pior resultado na Região Norte, onde 27,3% dos alunos do 3º ano tiveram avaliação acima de 175 pontos. A maior parte dos alunos dessa região (40,9%) não alcançou 125 pontos. O melhor percentual foi verificado no Sudeste (56,5%), seguido pelo Sul (51,2%) e Centro-Oeste (47,8%).
Segundo a diretora-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, as desigualdades regionais, que aparecem em todos os resultados da prova, merecem destaque. “As distâncias regionais são muito grandes, o que mostra que precisamos de políticas adequadas e focadas para corrigir as desigualdades – é dar mais para quem tem menos”, afirma.
Matemática
No campo da matemática, os resultados da prova permitem distinguir aquele aluno que ainda não domina os conceitos básicos da disciplina daquele que já tem condições de compreender as situações numéricas mais corriqueiras do nosso cotidiano e que, na trajetória escolar, pode seguir adiante na aprendizagem dos conceitos mais complexos.
No campo da matemática, os resultados da prova permitem distinguir aquele aluno que ainda não domina os conceitos básicos da disciplina daquele que já tem condições de compreender as situações numéricas mais corriqueiras do nosso cotidiano e que, na trajetória escolar, pode seguir adiante na aprendizagem dos conceitos mais complexos.
No Ceará, somente 18,8% dos estudantes do 3º ano atingiram nível satisfatório. Mesmo assim, o estado segue acima da média na região Nordeste, que possui apenas 18,1% dominando os conceitos da disciplina. No Brasil, são 33,3%.
Redação
As crianças que participaram da Prova ABC fizeram uma redação avaliada segundo três competências: adequação ao tema e ao gênero; coesão e coerência; e registro (grafia das palavras e adequação às normas gramaticais).
Com uma escala de 0 a 100 pontos, o desempenho esperado de um aluno do 3º ano é de, no mínimo, 75 pontos. Do total, apenas 30% das crianças atingiram essa pontuação. No Ceará, os números são ainda menores, com índice de 18,4%.
A diretora-executiva avalia que a disparidade de resultados entre o quesito leitura e escrita revela uma maior ênfase, por parte das escolas, no letramento. “O ensino está mais voltado para a leitura, interpretação do que para a escrita. A gente precisa correr atrás disso. Se a gente não tiver a criança plenamente capaz e autônoma nessa parte básica, ela também tem dificuldade de aprender outros conhecimentos”, conclui.
A Prova ABC é uma iniciativa do Todos Pela Educação, em parceria com a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame foi aplicado em 2012, no final do ano letivo, e avaliou 54 mil crianças de 2º e 3º ano de escolas públicas e privadas de 600 municípios de todo o Brasil.
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