quinta-feira, 20 de junho de 2013

Quase 18% dos estudantes do 9º ano de Fortaleza já consumiram bebida alcoólica

O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (19) a  segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), sobre o consumo atual de bebida alcoólica entre os escolares. A pesquisa foi realizada entre abril e setembro de 2012.
Consumo de álcool
Consumo de álcool entre estudantes de Fortaleza está entre os menores do Brasil (FOTO: Marcelo Camargo/ABr)
O Brasil registrou em média 26,1%  e não apresenta diferenças significativas entre os sexos masculino (25,2%) e feminino (26,9%). As capitais com os maiores percentuais de escolares que consumiram bebidas alcoólicas foram Porto Alegre (34,6%) e Florianópolis (34,1%) e os menores percentuais foram encontrados em Belém (17,3%) eFortaleza (17,4%).

Experimentação de bebidas alcoólicas
A pesquisa inseriu uma nova questão para medir a experimentação de uma dose de bebida  – correspondente uma lata de cerveja ou uma taça de vinho ou uma dose de cachaça ou uísque).
O questionário ganhou comparabilidade internacional e o indicador tornou-se mais específico. Responderam que sim 50,3% dos escolares, variando de 56,8% no Sul a 47,3% no Nordeste. A proporção das meninas (51,7%) foi maior que a dos meninos (48,7%).
A  forma mais comum dos escolares de obterem bebida alcoólica foi em festas (39,7%), com amigos (21,8%), ou comprando no mercado, loja, bar ou supermercado (15,6%). Outros 10,2% dos escolares consumiram bebida alcoólica nos últimos 30 dias na própria casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário