sexta-feira, 14 de junho de 2013

Início das penalidades por descumprimento da lei da Nota Fiscal é adiado


O governo oficializou nesta quinta-feira o adiamento da cobrança das penalidades sobre os varejistas que não informarem corretamente os impostos pagos na nota fiscal do consumidor.
Início das penalidades foi adiado porque muitos comerciantes não estavam ainda preparados. Foto: José Leomar
O adiamento está na Medida Provisória 620, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União. As sanções começarão a valer em 10 de junho de 2014, 12 meses depois do início da validade da lei que obriga as empresas a discriminar o valor aproximado de um conjunto de até sete tributos em cada nota ou cupom fiscal emitido -ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS/Pasep, Cofins e Cide.

Daqui a um ano, portanto, as empresas que descumprirem essa determinação estarão sujeitas a multas, suspensão da atividade e cassação da licença de funcionamento.
O início das penalidades foi adiado porque muitos comerciantes não estavam ainda preparados para cumprir a lei. O governo teve seis meses para regulamentar a lei, publicada em dezembro de 2012.
De acordo com a Casa Civil, os pedidos de esclarecimento de comerciantes só começaram a chegar recentemente ao governo, com a proximidade da data em que ela entraria em vigor.
A regulamentação da lei está agora a cargo agora Secretaria da Micro e Pequena Empresa, recém criada pela presidente Dilma Rousseff. Nos próximos 12 meses, o governo disse que promoverá orientações educativas a respeito da nova lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário