segunda-feira, 17 de junho de 2013

Chuvas causam transtornos na região do Sertão Central


Senador Pompeu. Apesar de muito abaixo da média como haviam avaliado especialistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e previsto os profetas, as chuvas estão começando a causar transtornos na área considerada historicamente a mais árida do Ceará, o Sertão Central. 

Os alagamentos foram mais intensos na zona urbana do município de Senador Pompeu, principalmente por conta da precariedade dos serviços de infraestrutura. As dificuldades de tráfego também ocorreram na zona rural FOTO: WALTER LIMA

As últimas precipitações registradas na região chegaram a 112 milímetros em Quixeramobim. Mas foi em Senador Pompeu, um pouco mais ao Sul, onde os moradores sentiram a força das águas. Foram apenas 44 milímetros de chuva na noite da quinta para a sexta-feira, mas o suficiente para deixar muita gente da localidade preocupada.

As áreas mais afetadas foram as avenidas Franco Magalhães e a Francisco França Cambraia, as principais da cidade, e o bairro Nova Brasília, um dos mais antigos de Senador Pompeu.

O morador do bairro, Neto Lira, considerado um líder da comunidade, avalia a situação como preocupante. Há motivo. Basta cair um pouco d´água para ficar tudo alagado. Para piorar a situação, falta saneamento básico e pavimentação, agravando ainda mais o problema.

O repórter Walter Lima, da AM Patu e da FM Humaitá, acompanha o drama das famílias de perto. Segundo ele, o bairro surgiu há 15 anos. De lá para cá, se tornou um dos maiores da cidade. Com o crescimento vieram os problemas. Os esgotos ficam realmente a céu aberto. Como é raridade chover na cidade as pessoas acabam se acostumando. Todavia, a chuvarada atípica no fim desta semana, realmente deixou os moradores apreensivos e revoltados. "Eles reclamam que entra prefeito e sai prefeito, mas ninguém demonstra se importar com o problema", acrescentou.

Entretanto, quem mora na zona rural comemora as precipitações dos últimos dias. Na localidade de Passagem do Meio, no distrito de São Joaquim, os moradores ficaram felizes. Alguns postaram fotos em redes sociais. Eduardo Lopes foi um deles. Na sua fanpage, publicou algumas fotos, inclusive de uma boa pescaria. Com a nova carga de água os peixes voltaram aparecer. Outro internauta, Edivan Medeiros, festejou o transbordamento do rio do Brejo, em Pedra Branca. Mas ontem, de acordo com o monitoramento da Funceme, no Ceará, choveu apenas em Itatira, na localidade de Lagoa do Mato, e mesmo assim foram apenas 9 milímetros, apesar do tempo nublado.

Conforme os meteorologistas da Funceme a nebulosidade está associada ao transporte de umidade ocasionado pelos ventos de leste. Nos últimos dias a elevada umidade relativa do ar e a circulação atmosférica foram favoráveis à formação das nuvens e a chegada das chuvas.

Mais informações:

Secretaria de Obras e Urbanismo de Senador Pompeu
Telefone: (88) 9712.2552
Funceme: (85) 3101.1088

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário