terça-feira, 4 de junho de 2013

Campanha visa evitar acidentes com fogos


Com o início dos festejos juninos, começa também a mobilização e a preocupação pelo manuseio de fogos de artifício. Para se precaver de possíveis acidentes neste período, a Sociedade Brasileira de Queimados do Ceará (SBQ-CE) e o hospital referência no tratamento de vítimas de queimaduras, o Instituto Dr. José Frota (IJF), através do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), lançam a campanha para prevenção de queimaduras. A programação iniciou na última quarta-feira (31), com homenagens aos profissionais aposentados que se destacaram na área.

Para captar o maior número de pessoas nos horários do visita, o IJF inicia sábado evento e pretende orientar cerca de 500 pessoas no hospital FOTO: JL ROSA

Embora os números de 2012 ainda não tenham sido tabulados pelo Ministério da Saúde, o último balanço do órgão, revelou que, de 2008 a 2011, 45 pessoas foram vítimas de acidentes com fogos no Ceará.

O Ministério da Saúde informou que, em média, mais de 100 pessoas são internadas durante as festas juninas que vai de maio a julho. Durante esse período, 1,3 mil pessoas deram entrada em hospitais, vítimas de fogos de artifício em todo o País. Em 14 anos, o uso inadequado de explosivos causou 122 óbitos no Brasil.

Em mapeamento feito pelo IJF, os quatro primeiros meses de 2012 já apontavam 2.076 atendimentos por queimaduras, destes, 23 eram por explosivos. Ao dia, no CTQ do hospital, são realizados entre 50 a 80 curativos em média. Por mês, são internados cerca de 50 pacientes nos 28 leitos disponíveis. A ocupação é sempre elevada, oscilando de 70% a 100% de preenchimento, conforme a unidade.

Casos

Para a presidente da SBQ-CE, Cira Melo, o mês de junho é propenso a ter elevação nos casos de acidentes devido às festas juninas, e o agravante da situação é o fato de as pessoas não procurarem o atendimento adequado. "Os números só aumentam, infelizmente. Por incrível que pareça, ainda tem gente mal informada que não sabe que temos um hospital referência para o casos de queimaduras e faz procedimentos caseiros", disse.

No 6 de junho se comemora o Dia Nacional do Queimado, data oficial que marca a luta contra acidentes desse tipo. Porém, para captar o maior número de pessoas nos horários do visita do IJF, a campanha será realizada no próximo sábado (8), e pretende abordar cerca de 500 pessoas no hospital, onde serão distribuídos informativos aos visitantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário