quinta-feira, 27 de junho de 2013

Brasil supera Uruguai e vai em busca do quarto título


Em um clássico eletrizante, Paulinho marca no fim e vira o herói brasileiro na Copa das Confederações

A Seleção Brasileira foi aprovada em seu teste mais difícil nesta Copa das Confederações. Ontem, o time de Luiz Felipe Scolari sofreu em campo contra a retranca do Uruguai, contou com pênalti defendido pelo goleiro Julio Cesar e aguentou a pressão dos rivais no fim para vencer pelo placar de 2 a 1, graças ao gol de Paulinho, aos 40 minutos do segundo tempo, e avançar à final do torneio.

Júlio César, Fred e Paulinho foram os principais nomes da vitória brasileira: o primeiro, por pegar um pênalti, logo aos 14 minutos de jogo. Os outros dois, por fazerem os gols da vitória FOTOS: REUTERS

A vitória foi aplaudida de pé pelos torcedores presentes no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. As arquibancadas vibraram com a defesa de Julio Cesar em pênalti cobrado por Forlán, com a entrada de Bernard e com a postura guerreira do time.

O triunfo, que não chegou a ser ameaçado pelas manifestações em Belo Horizonte, garantiu a Seleção em sua quinta final da Copa das Confederações. Em busca do tricampeonato consecutivo, os comandados de Felipão aguardam a outra semifinal, entre Espanha e Itália, hoje, às 16h, na Arena Castelão. A final será disputada neste domingo, 30, às 19 horas, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

O jogo

A partida desta quarta foi precedida de uma homenagem ao camaronês Marc-Vivien Foé. Há 10 anos, o atleta sofreu um colapso cardíaco e faleceu em campo durante partida entre Camarões e Colômbia, pela Copa das Confederações de 2003, na França.

No gol marcado aos 41 minutos do primeiro tempo, o atacante Fred mostrou oportunismo após lindo lançamento de Paulinho e bela matada no peito de Neymar. Jogador exaltou Minas Gerais, seu estado natal, onde pôde brilhar nesta quarta

Com a bola rolando, os times se estudavam, a marcação dava resultados nos dois lados do campo. E a torcida não tinha motivos para sorrir ou lamentar.

Até que David Luiz, aos 14 minutos, agarrou Lugano dentro da área em cobrança de escanteio. Sem hesitar, o árbitro chileno Enrique Osses confirmou o pênalti. Na cobrança, Forlán finalizou no canto esquerdo, mas Julio Cesar fez grande defesa, levantando a torcida.

Passado o susto, os brasileiros tentaram responder no ataque. A primeira finalização dos anfitriões só saiu aos 16 minutos em chute de Oscar, de fora da área, por cima do gol. Com dificuldade, o Brasil só superou as limitações aos 41, quando Paulinho acertou belo lançamento e achou Neymar dentro da área. O atacante tentou encobrir Muslera, que deu rebote. Fred, livre, balançou as redes.

A vantagem não durou muito tempo. O Uruguai chegou ao empate logo aos 2 minutos da segunda etapa, em uma vacilada geral da defesa brasileira. David Luiz, Marcelo e Thiago Silva falharam em série ao tentar afastar a bola dentro da área e Cavani igualou o placar.

Depois de seguidas tentativas frustradas, o Brasil superou a defesa uruguaia em lance de bola parada. Aos 40 minutos, Neymar bateu escanteio e achou Paulinho, que cabeceou para garantir a vitória e a vaga na decisão.

Ficha técnica

BRASIL 2

Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar (Hernanes); Hulk (Bernard), Neymar (Dante) e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari

URUGUAI 1

Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Martín Cáceres; Arévalo, Álvaro González (Gargano) e Cristian Rodríguez; Diego Forlán, Luis Suárez e Cavani.
Técnico: Óscar Tabárez

Copa das Confederações 2013

Estádio: Mineirão, Belo Horizonte (Minas Gerais)

Data: 26 de junho de 2013

Renda: não disponível

Público: 57.483 pagantes

Árbitro: Enrique Osses (Fifa/Chile)

Gols: Fred (41 /1ºT); Cavani (2/2ºT) e Paulinho (40 /2ºT)

Cartões amarelos: David Luiz, Luiz Gustavo e Marcelo (Brasil); González e Cavani (Uruguai)

Mineirão tem noite de Paulinho e Júlio Cesar

Decisivo na classificação do Brasil para a final da Copa das Confederações, o volante Paulinho festejou a liberdade para ir ao ataque e não ficar restrito à marcação. "Agradeço aos meus companheiros da Seleção por poder fazer o que faço no Corinthians", disse o volante, que costuma avançar bastante ao setor ofensivo em jogos pelo time do Parque São Jorge.

Na vitória de 2 a 1 sobre o Uruguai, ele deu um lançamento que resultou no primeiro gol do Brasil e também fez o segundo gol canarinho.

"Esperávamos um jogo truncado. O Uruguai tem grandes jogadores", afirmou o volante.

Depois da Copa das Confederações, o Tottenham, da Inglaterra, vai anunciar a sua contratação. Mas, ele destacou que ainda é jogador do clube brasileiro. "Foi o Paulinho do Corinthians quem fez o gol", declarou.

Melhor em campo

Após defender um pênalti do uruguaio Forlán no início do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0, o goleiro brasileiro Júlio Cesar quebrou uma hegemonia do atacante Neymar na Copa das Confederações.

Ao fim do jogo, o goleiro da Seleção Brasileira foi eleito o melhor jogador em campo.

"Soube agora que ganhei o prêmio. Fico feliz. O Neymar havia ganhado nos três primeiros jogos", disse. A votação é feita por torcedores no site da Fifa.

Felipão diz que faltou calma

Depois da vitória de 2 a 1 do Brasil sobre o Uruguai, o técnico Luiz Felipe Scolari comemorou bastante a classificação para a final da Copa das Confederações. No entanto, ele reconheceu que a equipe não conseguiu apresentar um bom futebol no Mineirão.

O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, reconhece que seus comandados não tiveram uma boa atuação e enaltece a força da torcida mineira

"A torcida foi fundamental. Sei que não jogamos bem e os jogadores também sabem. Foram os torcedores que carregaram o time", declarou o treinador. Segundo Felipão, faltou calma aos jogadores em uma partida dura como a da tarde de ontem. "Temos que aprender a jogar com mais tranquilidade em um jogo assim", afirmou.

Uruguaios lamentam falhas importantes

De Muslera a Cavani, passando pelo técnico sempre sereno Óscar Tabárez. O sentimento foi um só: o de lamentação pela eliminação na Copa das Confederações. O Uruguai jogou tudo o que podia, mas faltou-lhe algo mais para derrotar o Brasil.

Cavani fez o gol da Celeste aos 2 do segundo tempo, mas não fez o segundo, em desvio de Luiz Gustavo

Foram dois lances capitais. O primeiro foi o pênalti desperdiçado por Fórlan e o segundo, um chute de Cavani que tinha endereço certo, mas que Luiz Gustavo desviou. E a partida estava empatada por 1 a 1. "O pênalti que perdemos deu moral ao Brasil", disse Cavani.

Muslera disse que o Uruguai não pode ser recriminado pois o time se doou ao máximo. "Lamentamos, mas não foi suficiente", afirmou o goleiro.

Tabárez afirmou que a bola desperdiçada por Cavani foi determinante na derrota. Segundo ele, se o Uruguai tivesse feito o gol naquele momento, o 2 a 1, a história do jogo seria outra. "Se a bola entra, seria coisa de filme de Wood Allen", lamentou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário