JOSÉ CRUZ/ABR
Marina Silva só poderá concorrer nas eleições de 2014 caso seu partido seja oficialmente criado até um ano antes do pleito |
A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa em Fortaleza, nesta segunda-feira, 13, de dois eventos em prol da mobilização pela criação de um novo partido, o Rede Sustentabilidade.
Para as 16 horas, está marcada uma coletiva de imprensa no Hotel Luzeiros, na avenida Beira-Mar. Já às 19 horas, Marina tem um encontro com mobilizadores e simpatizantes da #Rede no Estado, no auditório Castelo Branco – Instituto Federal do Ceará (IFCE), aberto ao público.
Marina Silva tem participado de eventos em diversos estados brasileiros em busca de divulgar seu novo projeto e coletar as 500 mil assinaturas, em pelo menos nove estados, necessárias para oficializar a sigla.
A última divulgação do total de assinaturas reunidas mostra que a Rede já recebeu mais de 260 mil apoiadores. Para obter o registro da nova legenda e poder concorrer às eleições de 2014, Marina precisa apresentar todas as assinaturas à Justiça Eleitoral até o próximo mês de setembro. O Rede, contudo, trabalha para atingir a meta antes, até o dia 15 de junho.
A comissão estadual de coleta de assinaturas no Ceará tem realizado diversos encontros no Estado em busca de apoiadores para o novo partido.
O evento que acontece nesta segunda-feira conta com mobilização através de redes sociais e dos sites oficiais de Marina Silva e do Rede Sustentabilidade.
Apoio de artistas
A criação do novo partido Rede Sustentabilidade tem recebido apoio de artistas brasileiros. No dia 16 de maio, Nando Reis e Adriana Calcanhoto fazem show no Cine Joia, em São Paulo para apoiar a nova legenda. O dinheiro arrecadado com o evento será destinado a reforçar as campanhas de coleta de assinaturas no Brasil. Além deles, o ator Marcos Palmeiras e os cantores Gilberto Gil, Caetano Veloso e Arnaldo Antunes já declaram o apoio à ex-senadora. (Jéssica Welma)
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Desde o lançamento do projeto de criação para o partido Rede Sustentabilidade em fevereiro, Marina Silva luta para conquistar apoiadores à legenda que deve abrigar sua possível candidatura nas eleições de 2014.
Saiba mais
Respaldo político
Marina Silva, na época pelo Partido Verde (PV), angariou quase 20 milhões de votos nas eleições presidenciais de 2010, contra Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), o que lhe rendeu destaque político para ser considerada uma possível concorrente das eleições no próximo ano. A aprovação do Rede Sustentabilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral é fundamental para que Marina se mantenha em destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário