Chuva de ontem é considerada a maior do ano no município. Algumas famílias tiveram prejuízos
Iguatu Voltou a chover em várias regiões do Ceará. Na madrugada de ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 105 municípios. A região Centro-Sul foi a mais favorecida. A maior pluviometria ocorreu nesta cidade (98 milímetros). No bairro Paraná e na Vila Moura, a água entrou em algumas casas causando transtornos e prejuízos para as famílias. Carros usados em um pátio ficaram submersos.
Dono
de pátio de veículos no bairro Vila Neuma, em Iguatu, foi surpreendido
pela precipitação, que alagou os veículos que estavam estacionados FOTO:
HONÓRIO BARBOSA
A chuva de ontem foi a maior do ano nesta cidade. O índice mais elevado, até então, ocorreu em 26 de abril passado, 38 milímetros. Os moradores desta cidade foram surpreendidos pela intensa queda d´água que começou por volta das 4 horas da madrugada de ontem. Os maiores transtornos ocorreram nas vilas Moura e Neuma. Esgotos entupidos e bloqueados impediram a vazão da água que se acumulou e invadiu algumas casas.
Rotina modificada
Alunos tiveram dificuldades de chegar ao colégio Liceu de Iguatu, no bairro Paraná. Pela manhã, por volta das 7 horas, a água acumulada nas ruas 25 de Março e Estados Unidos chegava a 30 centímetros de altura. Centenas de pessoas tiveram dificuldades de sair para o trabalho. Ruas planas e baixas contribuíram para o surgimento de vários pontos de alagamento, no entorno da Praça da Mulher. O pátio do 10º Pelotão da Polícia Militar também ficou alagado.
Os maiores transtornos ocorreram na Vila
Moura. A dona de casa, Francisca Oliveira, disse que a água veio
rapidamente e invadiu a casa, queimando o motor da geladeira e
estragando outros móveis, na Rua Deputado Erasmo Alencar. "Ninguém
esperava, veio de uma vez", contou. "Foi um sufoco". Uma vizinha também
teve móveis molhados.Iguatu Voltou a chover em várias regiões do Ceará. Na madrugada de ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 105 municípios. A região Centro-Sul foi a mais favorecida. A maior pluviometria ocorreu nesta cidade (98 milímetros). No bairro Paraná e na Vila Moura, a água entrou em algumas casas causando transtornos e prejuízos para as famílias. Carros usados em um pátio ficaram submersos.
Dono
de pátio de veículos no bairro Vila Neuma, em Iguatu, foi surpreendido
pela precipitação, que alagou os veículos que estavam estacionados FOTO:
HONÓRIO BARBOSAA chuva de ontem foi a maior do ano nesta cidade. O índice mais elevado, até então, ocorreu em 26 de abril passado, 38 milímetros. Os moradores desta cidade foram surpreendidos pela intensa queda d´água que começou por volta das 4 horas da madrugada de ontem. Os maiores transtornos ocorreram nas vilas Moura e Neuma. Esgotos entupidos e bloqueados impediram a vazão da água que se acumulou e invadiu algumas casas.
Rotina modificada
Alunos tiveram dificuldades de chegar ao colégio Liceu de Iguatu, no bairro Paraná. Pela manhã, por volta das 7 horas, a água acumulada nas ruas 25 de Março e Estados Unidos chegava a 30 centímetros de altura. Centenas de pessoas tiveram dificuldades de sair para o trabalho. Ruas planas e baixas contribuíram para o surgimento de vários pontos de alagamento, no entorno da Praça da Mulher. O pátio do 10º Pelotão da Polícia Militar também ficou alagado.
O esgoto na esquina das ruas José Moura Sobrinho com Amália Brasil não deu vazamento e a água subiu pela rua e calçadas entrando nas casas de piso mais baixo. A manhã de ontem foi de trabalho de limpeza e escoamento da água e da lama. No Mercadinho Barbosa, mercadorias que estavam nas partes mais baixas ficaram estragadas. Estantes de uma loja de confecções também foram atingidas pela inundação que foi rápida. Às 9 horas, o nível da água já havia baixado.
A leitura da pluviometria para registro da Funceme é realizada no período das 19 horas às 7 horas da manhã. Na estação do escritório regional da Ematerce foram anotados 98 milímetros, mas depois das 7 horas, nova chuva banhou a cidade de Iguatu e foram observados mais 20 milímetros. Esse posto é cadastrado pela Funceme, que também registrou chuva de 80 milímetros na localidade de Quixoá e 65mm no sítio Baú, zona rural deste município. No centro urbano, na Cooperativa de Iguatu, foram assinalados 115mm.
Explicação
De acordo com a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, as precipitações da madrugada de ontem foram resultantes de uma conjunção de dois fatores meteorológicos. "Houve influência da frente fria que chegou à Bahia e a formação de um sistema convectivo por convergência de umidade", disse. "Essas chuvas são importantes para o aporte de água nos pequenos reservatórios e formação de pastagem nativa para os animais".
A Funceme mantém o prognóstico de ocorrência de chuva abaixo da média para a quadra invernosa (fevereiro a maio). "As chuvas devem permanecer irregulares no espaço e no tempo", observou Meiry Sakamoto. "Em um mesmo município temos pluviometria variada".
Ocorrência pontual
A meteorologista fez questão de esclarecer que mesmo em período de seca, ocorrem chuvas isoladas. "Quando a gente fala que o ano será seco, com precipitações abaixo da média, não queremos dizer que não vai chover nada, não é isso", frisou. "A gente faz essa observação porque muitas pessoas questionam a ocorrência dessas chuvas isoladas que são registradas no Estado".
Segundo a Funceme, as maiores chuvas de ontem foram registradas em Iguatu (98mm), Ipaumirim (75mm), Ibiapina (60mm), Ubajara (57mm), Acopiara (56mm), Cedro e Banabuiú (52mm).
Apesar de trazer alegria para o sertanejo, as últimas chuvas não revertem o quadro de queda drástica da produção de cereais (milho, feijão) no Ceará, neste ano, por causa da estiagem que se prolonga desde 2012. "Quase ninguém plantou porque até a primeira quinzena de março choveu muito pouco", disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa. "Depois as chuvas ficaram irregulares e não havia esperança de que um plantio mais tardio desse certo".
O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, informou que operários e máquinas realizaram ainda na manhã de ontem a limpeza e desobstrução de bueiros nas áreas onde foram registrados pontos de alagamento. "O serviço vai continuar nos próximos dias", disse. "Nós solicitamos o apoio dos moradores para que coloquem lixo fora de casa somente nos dias de coleta e que evitem deixar próximo das calçadas podas de árvore".
CHUVAS NO CEARÁ
Municipio mm
Iguatu...............................................................98
Ipaumirim......................................................75
Ibiapina...........................................................60
Ubajara...........................................................57
Acopiara.........................................................56
Cedro...............................................................52
Banabuiú.......................................................52
Quixeramobim...........................................51
Guaraciaba do Norte................................39
Lavras da Mangabeira............................48
Cariús..............................................................45
Icó.....................................................................38
Granjeiro.......................................................38
Crato................................................................38
Baixio..............................................................35
Mais Informações
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos Funceme - Avenida Rui Barbosa, 1246 - Aldeota, Fortaleza / Telefone: (85) 3101-1088
HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER
Nenhum comentário:
Postar um comentário