quarta-feira, 22 de maio de 2013

Aceji comemora seus 50 anos

Crato. Para comemorar os 50 anos de fundação da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji), a Assembleia Legislativa do Ceará, atendendo requerimento do deputado estadual Paulo Facó (PTdoB), vai realizar sessão solene, na próxima sexta-feira. A cerimônia acontecerá às 19 horas, no Plenário 13 de Maio. A expectativa é que estejam presentes cerca de 400 profissionais que atuam na Capital e no Interior do Estado. Muitos já confirmaram presença.

Por meio de encontros regionais, a entidade promove a mobilização da categoria, bem como a capacitação dos profissionais FOTO: CLEUMIO PINTO

Por meio da imprensa, a Aceji tem como objetivo a promoção do progresso, a integração e o bem-estar das comunidades do Interior. Em suas ações, fomenta o encaminhamento dos problemas locais e regionais para os órgãos e autoridades do União, Estado e Municípios. Também difunde a valorização da classe e a melhoria do nível da comunicação. Para isso, realiza periodicamente capacitações especializadas e incentiva o ingresso de seus filiados em escolas de jornalismo ou comunicação. A entidade foi oficializada como Associação Cearense de Jornalistas do Interior em 30 de junho de 1963, no município de Canindé.Foi idealizada por um grupo de comunicadores do sertão, que tinha o prazer de divulgar os acontecimentos da região, sem qualquer remuneração. Em pouco tempo de atuação, ficou conhecida em todos os segmentos, por seu papel em defesa dos interesses municipais. Um dos seus fundadores, José Gusmão Bastos, foi presidente por sete mandatos e, hoje, é o seu presidente de honra.

De acordo com o vice-presidente da Aceji, Amaury Alencar, a cerimônia é um momento ímpar para a imprensa do Ceará. "O reconhecimento é tão somente uma questão de fortalecimento da defesa do comunicador da Capital e do Interior. Temos buscado a participação dos profissionais para integrar o setor", afirma o diretor.

Em reconhecimento dos serviços prestados ao desenvolvimento da imprensa, na Assembleia o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque, fará a entrega de uma placa comemorativa dos 50 anos da entidade e aos ex-presidentes que conduziram os trabalhos na causa do fortalecimento da comunicação. Logo após, a Aceji agraciará entidades de imprensa e diretores atuais, além do seu vice-presidente Amaury Alencar, a prefeita municipal de Santana do Cariri, Daniele Machado e outras personalidades do Estado. O evento será encerrado com um coquetel oferecido aos presentes.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário