sexta-feira, 26 de abril de 2013

NBB: Decisão histórica

Basquete Cearense recebe o Paulistano para um jogo de vida ou morte. Quem vencer avança para as quartas
Uma vitória para dar um grande passo à frente. O Basquete Cearense vai fazer hoje, às 19h, no Paulo Sarasate, o jogo mais importante de sua curta história. Uma vitória sobre o Paulistano significa a classificação para a fase quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). Já uma derrota decreta a eliminação do time em sua primeira participação na competição nacional.

Schneider foi um dos destaques da equipe cearense no último jogo. Foto: LUCAS DE MENEZES

O Basquete Cearense busca igualar o feito do Uberlândia, que em sua temporada de estreia no NBB, alcançou a fase de quartas de final.

Por ter terminado em uma classificação melhor que o Paulistano na primeira fase – oitavo contra nono –, os comandados de Alberto Bial têm a chance de fazer o decisivo jogo 5 das oitavas de final em casa.
E, por jogar em seus domínios, o Basquete Cearense carrega um favoritismo estatístico. Durante o confronto entre as duas equipes nos playoffs, sempre o time que jogou em casa venceu. Além disso, em toda a história do NBB, o quinto jogo de uma série de playoffs foi disputado 13 vezes e em apenas uma oportunidade uma equipe visitante levou a melhor.

“Tudo aquilo que a gente fez no planejamento é para momentos como esse. Nesse tipo de situação a força do conjunto fala mais alto. Eu estou tranquilo, confio na minha equipe”, assegura Alberto Bial.

A temporada do Cearense pode acabar hoje em caso de derrota. Mas, nos playoffs, o time ainda não sabe o que é perder dentro de casa. Fotos: JL Rosa/Lucas de Menezes

Time completo
Apenas pela segunda vez na disputa contra o Paulistano, a agremiação fortalezense terá o time completo em quadra – a primeira vez foi no jogo 1.

Matheus, que, com bronquite, perdeu os jogos 2 e 3, e Rogério, com um resfriando, perdeu o jogo 4, estarão em quadra e disponíveis para Alberto Bial.

Na ausência dos veteranos, dois jovens estão mostrando que jogam melhor sob pressão. André Góes, 26, e Jimmy Dreher, 23, têm sido os grandes nomes do time contra o Paulistano.

Se na temporada regular o ala/armador André Góes teve um papel mais de coadjuvante, nos playoffs o camisa 4 do time cearense vem fazendo grandes jogos e se destacando como o maior cestinha da etapa.

Nos 34 jogos da primeira fase, Góes teve médias de 11.03 pontos por jogo. Já nos playoffs, o ala/armador tem feito 20 pontos por partida.

“Quanto mais decisivo, mais o jogador quer vencer. Pelas circunstâncias, com a ausência de alguns jogadores, pude ter mais iniciativa e joguei bem, assim como todo o time”, explica o catarinense André.

As médias de Dreher são ainda mais díspares. Sem muitas oportunidades na temporada regular, Jimmy está surpreendendo com grandes apresentações ofensivas e defensivas.

Na primeira fase, o ala teve médias de apenas 3.74 pontos por jogo. Nos playoffs, os números saltam para 15.50.

Na contramão, o melhor jogador do Basquete Cearense no ano não está conseguindo pontuar tão bem nos playoffs. Felipe Ribeiro, que jogou até a temporada passada no Paulistano, teve sua média de 16,18 pontos por jogo na etapa inicial da competição reduzida para apenas 7,15 por partida na fase de playoffs.

“Não acho que seja algo específico do Alex, que é o jogador que está fazendo a marcação individual sobre o Felipe, mas sim um trabalho coletivo nosso. Para o jogo cinco, a pressão em cima deles será muito grande, pois eles têm a obrigação de ganhar por estarem em casa. Eles não podem arriscar muito ofensivamente”, explicou o técnico paulista Gustavo De Conti em entrevista ao site da Liga Nacional de Basquete (LNB).

Entrada
O torcedor que deseja ir ao Paulo Sarasate precisa levar apenas 1kg de alimento não perecível para ter acesso ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário