quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ensino médio em debate

http://3.bp.blogspot.com/-jJayRHqAN40/UWAVEZBtS4I/AAAAAAAAujQ/_BxvIhccCmo/s1600/256.jpg
O deputado Professor Teodoro (PSD), em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa

A preocupação com a reformulação da escola pública brasileira sugere mudanças urgentes no seu currículo
O deputado Professor Teodoro (PSD), em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, na manhã de ontem, ressaltou a crise em que vive, atualmente, o ensino médio no Brasil. Ele lembrou, por exemplo, que metade dos alunos que cursam as séries referentes ao ensino médio não consegue concluí-lo.
Na sexta-feira passada, em audiência pública para discutir este e outros temas relacionados à Educação foi debatido a reformulação do ensino nesta etapa da vida escolar do estudante, assim como um apelo ao Governo Federal para que todos os recursos oriundos do pré-sal sejam direcionados para a área, assim como 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

Para melhorar os índices de Educação, Teodoro avalia ser necessário, a priori, que recursos do pré-sal passem a ser encaminhados para o Plano Nacional de Educação (PNE). Uma das metas do PNE, conforme informou, é a universalização da Educação, principalmente, a infantil. Para ele, se isso começar a ser implantado pelo Governo Federal, o País passará a ter índices de países desenvolvidos, quando começará a seguir os mesmos passos deles.

Durante a audiência pública para discutir a reformulação do Ensino Médio, que aconteceu no Complexo das Comissões na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na semana passada, os membros participantes concordaram que o ensino para os jovens é o principal problema do sistema educacional brasileiro. Para Teodoro, as maiores dificuldades estão na formação de professores e na alteração da grades curriculares, que permanecem como maiores desafios dos especialistas na áreas.

Curricular
Durante o seminário "Currículo e a Formação - Desafios para o Ensino Médio", foi destacado, por exemplo, que não é necessário somente criar boas leis, mas garantir que elas sejam cumpridas e que os direitos dos profissionais sejam respeitados. O deputado lembrou ser crucial a reformulação da grade curricular, para que ela torne-se mais atrativa para os estudantes. Foi ressaltada ainda a necessidade de ser reformulada a grade curricular, tornando-a mais atrativa para os estudantes.

"É muito importante se discutir a importância do ensino médio, pois ele é um dos pontos de estrangulamento da educação no País. Sabemos que metade dos jovens que entram no ensino médio não consegue concluí-lo. Precisamos encontrar soluções, pois estamos patinando sem sair do lugar nessa questão", defendeu Professor Teodoro.

Ele ressaltou, ainda, que na audiência foi solicitado aos participantes que todo o material usado no debate fosse enviado aos deputados federais para eles estudarem os pontos levantados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário