sexta-feira, 15 de março de 2013

Hábitos saudáveis evitam doenças renais



No Dia Mundial do Rim, comemorado ontem, médicos alertaram para prevenção de males que podem atacar os órgãos

Para destacar os cuidados sobre a prevenção desse tipo de doença, o Serviço de Nefrologia do HGF realizou ação de orientações ontem FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Cuidar da pressão arterial, combater a diabetes, beber bastante água e ter hábitos de vida e alimentação saudáveis. Evitar doenças sérias nos rins exige alguns cuidados diários e, para lembrar dessa importância, o Dia Mundial do Rim, comemorado ontem, teve como objetivo alertar a população sobre as questões relacionadas à Doença Renal Crônica (DRC). A enfermidade geralmente atinge a pessoa de maneira silenciosa, podendo desenvolver uma série de males cujas únicas soluções são transplante ou hemodiálise.No Ceará, conforme dados de Paulo Moura, presidente da Fundação do Rim, instituição de Fortaleza que atende 400 pacientes com problemas renais, atualmente, no Estado, cerca de 3.600 pessoas são submetidas a hemodiálise, 1.500 delas estão na Capital.

Para destacar os cuidados necessários na prevenção desse tipo de doença, ontem, o Serviço de Nefrologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) se mobilizou para atender usuários e servidores com ações de verificação de saúde e distribuição de material informativo e educativo. Moura destaca, ainda, que dos dez milhões de pessoas acometidas por alguma doença no rim, no País, apenas 70% delas têm conhecimento, por isso, a necessidade de informar e combater o problema no Brasil e no Estado. "É uma doença silenciosa, e a prevenção é estar sempre cuidando da saúde e realizando exames", diz o presidente da Fundação do Rim.

Os principais sintomas de doenças renais são inchaços no corpo, pressão alta, sangue na urina e palidez, conforme, Antonio Augusto Guimarães, chefe do Serviço de Nefrologia do HGF. Ainda segundo Guimarães, em casos mais graves, é preciso que o paciente ganhe um novo rim, o que, geralmente, leva tempo. No HGF, de janeiro até ontem, já foram realizados 28 transplantes. Em todo o Ceará, 50 procedimentos foram feitos até o último dia 13 deste mês.

Doe de Coração

Embora existam medidas de prevenção contra doenças renais, algumas pessoas acabam sendo acometidas com diversas delas, tendo que passar por transplantes. Por isso, iniciativas trabalham para ampliar a esperança de vida dos que necessitam do procedimento.

Exemplo disso, é a campanha "Doe de Coração", idealizada pela Fundação Edson Queiroz e pelo Sistema Verdes Mares, que vem, desde 2003, incentivando doações de órgãos e, consequentemente, ampliando o número de transplantes realizados no Estado do Ceará.
LÍVIA LOPES
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário