Da regata de jangadas ao futebol de areia, mais de 600 pessoas se inscreveram nas competições na praia
A competição de jangadas é uma das principais atrações para o público presente. Mobiliza os pescadores da região fotos: ellen freitas
Aracati No fim de semana, a praia de Majorlândia, neste município, foi palco da 6ª edição do Circuito das Águas. Foram dois dias de muito esporte no mar e na areia, com a novidade da capoeira fazendo parte da competição. Uma regata de jangadas encerrou as atividades, com distribuição de troféus aos vencedores. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, e apoio da Marinha e Prefeitura de Aracati.
De acordo com o Coordenador de esportes da Secretaria, Fernando Marques, os municípios têm aproveitado pouco as áreas de lazer. "Com a promoção do Circuito na cidade, estamos também incentivando os gestores a promoverem mais atividades esportivas", afirma.
Marques conta que o projeto se adequa às particularidades das cidades. Diante da disponibilidade de recursos naturais que cada município oferece, é elaborado o cronograma de atividades. "Se a cidade tem um açude, nós colocamos esportes que possam ser praticado no reservatório. O importante é explorar o potencial de cada cidade que recebe o projeto para incentivar e estimular essas atividades".
Alunos de cinco núcleos do projeto 2º tempo também participaram do evento. Cerca de 100 crianças marcaram presença no primeiro dia de disputa da gincana de atividades e pesca infantil. A coordenadora geral do evento, Liliane Benício, contou que o projeto tem sido muito bem recebido pelas prefeituras e comunidade. "Temos bons índices de participação. A comunidade está presente e o evento colabora também para a geração de emprego e renda nas cidades".
As atividades tiveram início no sábado pela manhã. Das modalidades com mais competidores, o futebol de areia continuou sendo um dos esportes mais praticados e procurados pelos atletas. 16 equipes se inscreveram, com cerca de 200 pessoas. Além disso, houve disputa nas modalidades de corrida, maratona aquática e handebol de areia.
Criatividade
A novidade foi a capoeira como modalidade competitiva. As duplas inscritas disputavam pontos e eram avaliadas em melhor jogo, criatividade, desenvolvimento da dupla e outros quesitos. Ganhou a dupla que conquistou o maior número de pontos. De acordo com o organizador da categoria e instrutor de capoeira, Dody, 20 duplas participaram das provas, incluindo competidores de outras cidades como Fortaleza e Mossoró.
A grande atração para muitos competidores e centenas de espectadores é a regata de jangadas. O esporte é muito praticado entre os pescadores, principalmente esta região do Litoral Leste, já que os fortes ventos contribuem para o show das embarcações no mar.
A disputava estava dividida na categoria A, embarcações com 2,7 metros (sendo esta a principal); e na categoria B, jangadas com o tamanho de 5,15 metros. Às 11h, foi dada a largada para a primeira bateria com 17 competidores da categoria B. Por volta de 12 horas, oito competidores se lançaram ao mar na categoria principal.
O pescador Raimundo Enésio, morador da comunidade, é um participante assíduo de regatas. Ele conta que já participou de três competições somente neste ano. Na regata de ontem, terminou a prova em segundo lugar na categoria A, e em quarto lugar na categoria B. "A cada ano, a competição está ficando mais difícil. O nível dos competidores está muito alto, então não pode deixar frouxo se não você perde. Cada um tem a sua técnica para ganhar e eu guardo a minha em segredo", afirma.
A embarcação vencedora da categoria principal foi a Mateus, seguida pela Rouxinol e Agape. Na categoria B, em primeiro lugar ficou a embarcação Athus, Débora, em segundo, e Golfinho, em terceiro. Os três primeiros colocados de cada segmento receberam troféus e medalhas. Todos os participantes ganharam da organização um kit com uniforme de competidor e boné do evento.
Frutas e muita água foram distribuídas entre os participantes. A Cagece também participou entre os apoiadores do evento. O Circuito das Águas realizado é referente a segunda etapa de 2012, que foi adiada por conta do período eleitoral.
O evento acontece anualmente no segundo semestre do ano e já passou por dez cidades de várias regiões. Para edição deste ano, cinco cidades estão na disputa para receber o projeto. Destas, duas serão contempladas, uma com a primeira e a outra com a segunda etapa.
ELLEN FREITASCOLABORADORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário