terça-feira, 26 de março de 2013

CDL de Russas adere à ação socioambiental

Lojistas debatem ideia de colaborar com associação de catadores de resíduos e apoiar preservação ambiental

Em reunião na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas do município, a proposta de trabalho foi avaliada com diferentes representantes da sociedade

Russas A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Russas (CDL) formalizou parceria com a Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte para contribuir com o projeto piloto de coleta seletiva neste município, que já vem sendo discutido desde 2011. O intuito é sensibilizar os lojistas locais para contribuírem com o trabalho da Associação de Catadores da Comunidade Alto São João. Para o presidente da CDL, Francisco Martins Dantas, a parceria faz parte da responsabilidade social que a entidade realiza.Em reunião ocorrida no início deste mês, na sede da CDL, foram retomados os trabalhos de discussão para a aplicação do projeto. Estiveram presentes integrantes da Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Russas (Ascamarru); representantes da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, que é a responsável pelo projeto junto à associação; representantes das secretarias de Saúde, Educação e Ação Social do município; o secretário de Agricultura, Nilson Mendonça; e o coordenador de Meio Ambiente, Ricardo Queiroz.

A reunião tratou das responsabilidades de cada órgão e entidade para a concretização do projeto. Dantas reafirmou o compromisso da CDL em colaborar com a iniciativa. "Como entidade, a CDL tem o dever de contribuir com ações ligadas tanto à área social quanto ao meio ambiente e nos disponibilizamos desde o início das discussões, em 2011, a colaborarmos com essa ação", afirmou o presidente.

À CDL coube a competência de realizar campanhas educativas com os comerciantes para conscientização das ações do projeto e da importância de participar. As campanhas serão veiculadas em rádio e através de panfletos distribuídos no comércio local. A CDL disponibilizará uniformes para os catadores que realizarão o trabalho no varejo, de coleta de materiais recicláveis.

Segurança alimentar

Como incentivo para esses catadores que vão realizar o trabalho diretamente no comércio, a CDL se comprometeu em doar uma cesta básica mensal, de forma a garantir uma segurança alimentar durante essa fase de transição das formas de trabalho dos catadores. Dois catadores realizarão o trabalho de coletar os materiais no comércio de duas as três vezes por semana.

De acordo com ele, há um receio entre os catadores de abandonarem o trabalho no lixão, onde já estão habituados e já possuem garantias de uma renda mínima. "O lixão é a única fonte de renda de muitas famílias e eles já estão acostumados com o trabalho, então é comum que alguns tenham uma certa insegurança de como será o novo trabalho e se ele vai ser rentável também", explica.

O trabalho voltado para a conscientização é uma das ações do projeto Cataforte, realizado pela Cáritas junto às comunidades de catadores de Limoeiro do Norte, Russas, Aracati e Quixeré. O projeto vem atuando nestes municípios desde 2010, de onde foram formadas as associações de catadores de Russas e Limoeiro do Norte.

"Já vínhamos tentando há algum tempo implantar o projeto piloto de coleta seletiva em Russas, mas esse é um trabalho que depende muito da atuação direta de órgãos governamentais, principalmente para a estrutura. Voltamos a discutir a implantação e a CDL sempre se mostrou disposta a colaborar com o projeto", afirmou a agente da Cáritas Silvania Mendes. Para a implantação do projeto de coleta seletiva do município é necessário um galpão para receber os materiais recicláveis, um carro para o transporte deste material, uma balança e uma prensa.

O comércio é um dos setores que mais descarta material reciclável, principalmente papel e caixas de papelão. Porém, nem tudo pode ser aproveitado. Os materiais recicláveis acabam sendo descartados juntamente com os não recicláveis ocasionando um volume maior de materiais nos lixões.

O esforço de conscientização para os lojistas é que eles separem esses materiais e não os misture com o lixo comum, dessa forma o material poderá ser mais aproveitado, gerando renda para quem vive da reciclagem. Materiais como plástico e vidro também serão recolhidos.

Dever de todos

"Esse é um trabalho de responsabilidade social. O lixo não é só de responsabilidade dos órgãos públicos, também é da sociedade e a CDL não poderia ficar omissa nesse momento. Essa é uma forma de contribuirmos para a nossa cidade, para o meio ambiente e para a associação de catadores", enfatiza Dantas.

Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), Honório Pinheiro, essa atitude da CDL de Russas mostra o quanto o comércio do Interior vem colaborando na questão socioambiental dos municípios cearenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário