segunda-feira, 18 de março de 2013

Baile é do Vovô


Ceará marca seus primeiros gols no novo Castelão e vence o 1º Clássico-Rei após a reabertura do estádio

Alvinegros comemoram a vitória que deve elevar o moral da equipe Foto: Tuno Vieira

Uma vitória ao estilo do Soldado Dimas Filgueiras. No primeiro Clássico-Rei na Arena Castelão, o Ceará derrotou o Fortaleza por 2 a 0, ontem à tarde, pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Cearense.

O Vovô se reabilitou na competição, pois vinha de duas derrotas e apenas uma vitória. Para completar, quebrou a invencibilidade do maior rival, que vinha com 100% de aproveitamento.
Agora com chances de atingir as primeiras colocações, estando com seis pontos ganhos, o Ceará enfrenta o Ferroviário, nesta quarta-feira às 20h15, em local a ser definido. Já o Fortaleza recebe o Tiradentes, às 22 horas, também na quarta, no Estádio Alcides Santos.

A partida começou num ritmo intenso, com uma disputa característica das duas maiores forças do Estado. Logo no início, Dimas Filgueiras mostrou a estratégia alvinegra: jogar com o seu time atrás da linha de bola, exercendo uma forte marcação, até forçar o erro do maior rival.

No estilo descrito acima, urgiu a primeira chance de gol do Vovô. João Carlos, ao sair jogando com os pés, acertou a bola no peito de Magno Alves, que ajeitou no peito e chutou, mas o tiro saiu prensado com a defesa.

Com o Ceará estrategicamente atrás, os homens de defesa do Leão recuaram quatro bolas para o goleiro, só nos primeiros dez minutos da partida.

Dentro da proposta de marcar forte e buscar o contra-ataque, o Ceará quase abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo. Vicente foi lançado, avançou e chutou cruzado, mas João Carlos defendeu. O mesmo Vicente chutou para fora um lance precioso, em que Pingo o lançou entre os zagueiros Fabrício e Gabriel. O chute saiu à esquerda.

Gol

O Ceará chegou ao primeiro gol aos 35 minutos. João Carlos rebateu para fora da área um cruzamento. Eusébio pegou o rebote e lançou o zagueiro Rafael Vaz, que deu um toque por cobertura, marcando um golaço. O Tricolor tentou reagir com dois chutes perigosos de Assisinho, aos 42 e aos 43, respectivamente.

Para o 2º tempo, Hélio dos Anjos trocou João Henrique, cuja produção foi abaixo do esperado, por Edinho, promessa da base tricolor. E também Edinho enfrentou fortíssima marcação dos volantes alvinegros.

Aos 13 minutos, Ricardinho cobrou falta, João Carlos bateu roupa, Luiz Henrique furou, mas Magno Alves não perdoou e fechou o placar: 2 a 0.
Dimas diz que ganhou jogo na base da marcação

Para o técnico interino do Ceará, Dimas Filgueiras, a vitória de 2 a 0 sobre o Fortaleza foi o resultado da marcação forte e do aproveitamento das chances surgidas para a sua equipe.

"Nós lutamos muito pela posse de bola, imprimimos uma forte marcação e tivemos sorte em aproveitar as chances que surgiram", disse o soldado alvinegro, na entrevista coletiva. O veterano servidor do time alvinegro também ressaltou que apenas coroou o que já vinha sendo feito.

"O trabalho vinha sendo bem feito, apenas aproveitei para ajustar algumas peças, fazer modificações e fazer a cabeça dos jogadores, mostrando que eles seriam capazes de vencer o time que até então vinha nas primeiras posições", comentou Dimas.

O eterno técnico alvinegro se emocionou e foi às lágrimas, agradecendo a todos por aquele momento de glória na sua carreira já vitoriosa.

"Já sabíamos que poderíamos contar com ele em mais esse momento difícil. Mas tudo deu certo, pelo empenho de todos", elogiou o presidente do Ceará, Evandro Leitão.

Reconhecimento
O recém-chegado técnico do Fortaleza Hélio dos Anjos tratou de reconhecer os méritos do vencedor. "Não podemos tirar os méritos do Ceará, que fez bem o seu papel e venceu a partida. Os três zagueiros deles estão de parabéns porque conduziram todo o jogo lá de trás, sem dar chances aos nossos atacantes. Para completar, não gostei do rendimento de algumas peças e precisamos criar alternativas, com mais contratações", avaliou o treinador. Ele espera que chequem reforços até domingo.
Leandro Campos é o novo técnico do Ceará

Leandro Campos se sagrou vice-campeão da Copa do Nordeste pelo ASA/AL FOTO: FUTURA PRESS
O vice-campeão do Nordeste Leandro Campos foi anunciado ontem à tarde como novo técnico do Ceará pelo presidente alvinegro Evandro Leitão. Ao mesmo tempo em que Evandro anunciava o acerto com o treinador, o presidente do ASA/AL, Jotinha Alexandre, anunciava a saída do seu comandante técnico.

Além de Leandro Campos, a diretoria anunciou a vinda do preparador físico Reverson Pimentel, que passou quatro temporadas no Joinville/SC. Os dois devem ser apresentados nos próximos dias em Porangabuçu.

Os dirigentes também irão efetivar Dimas Filgueiras, vencedor do clássico-rei de ontem, como auxiliar técnico de Leandro Campos, por conhecer bem o elenco atual.

Eis alguns dos clubes pelos quais passou Leandro Campos: Inter de Limeira/SP, União Barbarense/SP, Caldense/MG, Ituano, Paysandu, Santo André, Comercial/SP, Toledo/PR, Joinville/SC, Marília/SP e ABC/RN.
IVAN BEZERRA
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário