quinta-feira, 14 de março de 2013

Ão, ão, ão é seleção!


Novo ídolo no São Paulo, Osvaldo é convocado para os amistosos contra Itália e Rússia após corte de Lucas

"Toca no Osvaldo que é gol" virou tema de arquibancada no Morumbi nas últimas partidas do São Paulo. Agora, para Osvaldo Lourenço Filho, 25 anos, o sonho é que esse cântico seja entoado nos estádios da Copa do Mundo do ano que vem. É que, nesta quarta-feira, o atacante cearense - que brilhou tanto no Fortaleza como no Ceará - recebeu a notícia de que foi convocado por Luiz Felipe Scolari para os amistosos contra Itália (21/03) e Rússia (24/03), passando a ser o nono atleta nascido no Estado a vestir a "Amarelinha".

Osvaldo chega à Seleção após marcar 16 gols em 58 jogos pelo Tricolor Paulista FOTO: FOLHA PRESS


Osvaldo foi convocado para o lugar de Lucas, cortado após se lesionar em partida do PSG.

Na Argentina, para jogar, hoje, contra o Arsenal de Sarandi, pela Copa Libertadores, Osvaldo era só emoção após o anúncio. "Não dá para dizer o quanto estou feliz. Demorou um pouco para a ficha cair", descreveu, para o site oficial do clube.

O dia 13 de março de 2013 ficará marcado para sempre, conforme contou o irmão, Emerson Lourenço: "era um sonho dele desde criança. Estava dentro do carro quando soube. Minhas pernas começaram a tremer e comecei a chorar".

Do Estação à Seleção

Natural de Guaiuba, o atacante chega à Seleção após uma jornada que começou no Estação, do Antônio Bezerra, em 2004. Osvaldo seria descoberto pelo ex-ponteiro Hamilton Rocha, dois anos depois, e levado ao Fortaleza. Seu ápice no Tricolor ocorreu em 2008, quando livrou a equipe de rebaixamento em jogo histórico diante do Bragantino, marcando o gol da vitória.

Após passagem pelo Al Ahli, dos Emirados Árabes e pelo Braga-POR, o atacante aportou em Porangabuçu, em 2011. A boa passagem pelo Ceará no Brasileirão-2011 despertou a atenção do São Paulo.
Osvaldo é o 9º cearense na Seleção Brasileira

Osvaldo será o oitavo cearense a vestir a camisa da Seleção principal. Ele se junta a uma galeria que conta com nomes como Jardel, Mirandinha e Dudu Cearense. Mas há ainda aqueles que exigem um exame maior na memória. Casos do meia-esquerda Zé de Melo e do lateral Geroldo.

Ambos foram convocados para o Sul-Americano extra de 1959, em Guaiaquil, Equador. À época, eles atuavam pela seleção pernambucana e, como o time brasileiro foi representado pelo selecionado nordestino no torneio, acabaram incluídos na lista, segundo informações do pesquisador Airton Fontenele.

Já o atacante Mário Gadelha, o Babá, que teve passagem marcante pelo Flamengo, foi convocado uma única vez, em 1961, para amistoso ante o Paraguai.

O zagueiro Adriano, por sua vez, que atuava no Sport/PE, foi chamado por Zagalo em 1995 para amistoso contra o Valencia.

O atacante foi descoberto pelo ex-ponta Hamilton Rocha e levado ao Tricolor do Pici. Em 2008, foi herói ao livrar o clube do rebaixamento FOTO: KIKO SILVA


O último a ser chamado pela 1ª vez antes de Osvaldo foi o volante Jonatas, ex-Flamengo, em 2006, já na Era Dunga.

História

Estado representado

Jardel foi ídolo no futebol português, mas não conseguiu ter o mesmo êxito pela Seleção. Já Dudu Cearense teve um belo início no Vitória e logo iria para a seleção sub-20, pela qual seria campeão mundial em 2003. Na principal, tem no currículo a Copa América-2004. O ponta Babá acabou perdendo a chance de brilhar na Seleção porque foi ofuscado por um certo Zagalo no Flamengo.

Fã de carteirinha do argentino Messi

Para a torcida do tricolor paulista, ele é Cristiano Ronaldo. Mas o jogador que o novo xodó do São Paulo gostaria que lhe cedesse um apelido é Lionel Messi. Autor de cinco gols neste ano, sendo quatro na Libertadores, o atacante Osvaldo, 25, tem a estrela do Barcelona como modelo a ser seguido. Dentro de campo, sim, e fora dele.

Assim como Messi, o são-paulino não se destaca pelo porte físico (tem só 1,70 m) nem pela beleza. Também mantém uma relação amorosa desde a adolescência, é avesso ao marketing e à badalação noturna. Sua ideia de noite é simples demais. "Às dez da noite, você já me pega em casa. Não gostamos da noite, seguimos uma linha muito correta. Assistimos à novela, depois uma horinha jogando videogame e dormimos", conta.

No Ceará, Osvaldo fez um ótimo Brasileirão e passou a chamar a atenção de diversos clubes do País. Acabaria partindo para o Morumbi FOTO: RODRIGO CARVALHO


Companheira

Osvaldo sempre fala no plural porque gasta boa parte do tempo livre com Gleiciane, namorada por seis anos e mulher há três. Na verdade, o casal não se desgruda nem quando o atacante está concentrado. É por meio da tela dos computadores, jogando Call of Duty, um game de tiro, que eles namoram à distância.

O relacionamento começou quando o atacante ainda estava nas categorias de base do Fortaleza. Duas semanas depois do início do namoro, ele foi emprestado ao River-PI. Já com sua mulher, mudou-se para os Emirados Árabes, passou por Portugal, voltou ao Ceará e, desde o ano passado, vive no São Paulo.

"A gente sabe que, depois que você está lá em cima, aparece muita gente que te cerca por interesse. Com ela, posso dizer que não foi assim", fala, convicto, Osvaldo. Seu sonho para 2013? "Ser pai. Espero que consiga".

Nenhum comentário:

Postar um comentário