segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Desaba fachada do Hospital Regional de Sobral

O desabamento aconteceu exatamente um mês após a inauguração daquela unidade hospitalar
Um operário, que trabalhava na marquise, ficou ferido durante o acidente que aconteceu no início da tarde
Sobral. A marquise do Hospital Regional Norte (HRN) que dá para a Avenida John Sanford despencou na tarde ontem após a chuva que caiu pela manhã. O incidente aconteceu por volta das 13h15min e atingiu um operário da construtora responsável, mantida pelo consórcio Marquise/EIT.
A vítima, que não teve seu nome divulgado, foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral onde se encontra em observação, segundo informou a assessoria do hospital. O funcionário da Construtora Marquise foi atingido no ombro, porém não sofreu nenhuma fratura ou machucado grave, segundo o comunicado do hospital.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado, o consórcio Marquise/EIT, responsável pela construção do Hospital Regional Norte, após verificar problemas na estrutura metálica que fica na fachada da Unidade de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher decidiu realizar serviço de ajuste na manhã de ontem. Durante os trabalhos, a estrutura caiu.

Questionamento

Desde que foi entregue ao pública, a unidade de saúde tem mantido uma frequência no noticiário sobre assuntos não relacionamentos ao atendimento aos doentes da região. Ontem fez um mês da inauguração do HRN, que ocorreu com o show da cantora Ivete Sangalo, sendo objeto de questionamento pelo Ministério Público devido ao cachê pago. A cantora teria recebido R$650 mil por cerca de uma hora de show.

Apesar da inauguração, o hospital começou a funcionar apenas na parte administrativa. Ele deve ter todos os serviços implantados até maio deste ano.

O processo de funcionamento começou com a área administrativa, e o prazo final foi anunciado pelo Secretário de Saúde em janeiro, quando esteve presente naquela unidade de saúde, durante o processo de implantação do centro de ensino e pesquisa do Hospital Regional Norte.

Assim, estão sendo aguardada, ainda, a implantação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O processo será concluído com a implantação das emergências adulta e pediátrica e da emergência obstétrica marcada para maio deste ano.

A estrutura de ensino do HRN, que funciona também como Hospital Escola, conta com cinco salas de aula, salas de professores, biblioteca e auditório com 220 lugares, no pavimento superior do bloco de admissão de pacientes.

Segundo informações da assessoria de comunicação social da Secretaria de Saúde do Estado, desde 2011 o órgão mantém em parceria com a Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia, cinco cursos de especialização em gestão da saúde e nove cursos de aperfeiçoamento que envolve 1,5 mil gestores da macrorregião de saúde.

Complexidade

Com mais de 57 mil metros quadrados de área e 11 blocos, o hospital é o maior e mais moderno do Interior do Nordeste e atenderá pelo Sistema Único de Saúde (SUS) casos de alta complexidade. Foram investidos R$ 227.157.069,67, com recursos do Governo do Estado e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na construção e aquisição de equipamentos para o Hospital que atenderá a população da Região Norte, abrangendo 1,5 milhão de pessoas de 55 cidades.

Além de médicos e 232 enfermeiros, a população terá atendimento do fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, cirurgião dentista, assistente social, nutricionista, farmacêutico, ouvidor, psicólogo.

O consórcio construtor do Hospital Regional Norte de Sobral informou, em nota, que o vento e as fortes chuvas que atingiram a região neste final de semana abalaram a estrutura metálica de uma das fachadas do equipamento, cuja calha de drenagem se encontrava em reparo no momento do incidente. Diz ainda que está prestando toda a assistência necessária ao operário que sofreu escoriações e que irá apurar com rigor as causas do ocorrido, e, após criteriosa avaliação técnica no local, já providenciou a remoção da estrutura, estimando que todos os reparos necessários estejam finalizados em até 20 dias.

Chuvas

O Hospital Regional não foi o único local a sofrer prejuízos com as chuvas de ontem. A cobertura do posto de combustível Princesa do Norte, ainda em Sobral, também desabou, além de vários locais apresentarem alagamentos, como o bairro Cohab.

De acordo com a da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu no município durante o dia de ontem cerca de 20mm. A expectativa é de que o tempo permaneça com o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas em todas as regiões. A Funceme registrou precipitações em 122 municípios na semana passada. Não houve pluviometria muito elevada, mas pela primeira vez, neste ano, ocorreram chuvas generalizadas. Os cinco maiores registros foram em Tamboril (61mm), Choró (56mm), Itapipoca (55mm) e Quixadá (54mm). Além destes municípios, a Funceme registrou no mesmo período chuva acima de 30mm nas cidades de Iracema (49mm), Cruz (47,5 mm), Senador Sá (47 mm), Tururu (42,5 mm), Itapajé (42 mm), Tabuleiro do Norte (37 mm), Banabuiú (36 mm), Jaguaretama (34 mm), Coreaú (33 mm), Itapipoca (32 mm) e Alcântaras (30 mm).

Mais informações:
Sesa
Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema,
Fortaleza
Telefone: (85) 3101.5123
www.saude.ce.gov.br
JESSYCA RODRIGUESCOLABORADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário