segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Umidade favorece proliferação

Mesmo com as chuvas irregulares, a população e os gestores não devem descuidar da prevenção à Dengue
Diferentemente do que muita gente pensa, não é no período chuvoso em que se deve intensificar o combate à dengue. As altas temperaturas e a pluviosidade variável dos primeiros meses do ano são ideais para a infestação do mosquito Aedes aegypti e, por isso, as ações preventivas, como evitar acumular água e manter o quintal sempre limpo, não devem ser deixadas de lado.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, neste período, a atenção deve ser redobrada. "Apesar das mudanças de gestão, que atingiram cerca de 79% dos municípios, os agentes de endemias devem ser contratados novamente para se intensificarem as visitas, porque se isso não for feito, os gastos serão bem maiores com as internações em decorrência da doença em abril", diz.
Limpeza

Outra preocupação é o saneamento básico e a limpeza nos canais e rios da Capital. "Essa orientação de ampliar a ação dos agentes de endemias, assim como a limpeza da cidade também vale para Fortaleza, porque no ano passado registramos 35 mil casos da doença", ressalta.

Nas casas e apartamentos, a população também deve estar atenta ao armazenamento de água limpa. "Aproximadamente 90% dos casos de dengue são prediais, estão dentro de casa, em baldes, jarros, quartinhas e outros utensílios".

Arruda Bastos ainda destacou que a secretaria adquiriu mais doze carros fumacê e outros 100 aparelhos costais. "O fumacê só é indicado no caso de as outras medidas não surtirem efeito, porque não se combate dengue com isso. Mas temos estrutura se for preciso usar".

Para evitar focos da doença, a síndica Aurilene Estevan deverá colar cartazes de prevenção nos flanelógrafos do prédio em que mora, na Aldeota, a partir de fevereiro. "Como aqui é apartamento, é raro encontrarmos casos. Mas no cartaz, pedimos que as pessoas tenham cuidado com a limpeza dos recipientes de geláguas e a bandeja das geladeiras que não são frost free, assim como os banheiros desativados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário