quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

TRANSPLANTES: CE tem resultados positivos

Estado continua sendo o segundo do País com o maior número de doadores efetivos de órgãos e tecidos
O Estado do Ceará, mais uma vez, apresentou resultados positivos em números de doações de órgãos. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), foram 1.268 transplantes realizados no ano de 2012, o que coloca o Estado como o segundo do País com o maior número de doadores efetivos de órgãos e tecidos do Brasil.
Foram realizados, no ano passado, 284 transplantes de rim, 28 a mais que no ano anterior, 28 de coração, três a mais que em 2011, 158 de fígado, quatro a mais, e 26 de medula óssea, superando em nove o número do ano anterior. Além disso, foram realizados, dez transplantes de rim/pâncreas, quatro de pulmão, 15 de valva cardíaca, um de pâncreas isolado, dois de pâncreas pós-rim, 20 de esclera, e 718 de córnea.

Em transplantes de pulmão e valva cardíaca, os números foram iguais ao de 2011, e de coração, com 28 cirurgias realizadas, superou as marcas registradas em 2009, 2010 e 2011, com 25, 16, e 25 procedimentos realizados respectivamente. A única redução ocorreu nos transplantes de córnea, em virtude da fila de espera de ativos e semiativos ter sido reduzida de 813 pacientes, no início de 2012, para 516 em 2013, ano em que a expectativa é zerar a fila de espera, com tempo atual de apenas seis meses.

Até o mês de setembro de 2012, com um total de 140 doadores efetivos de órgãos e tecidos para transplantes, o Ceará confirmou, no terceiro trimestre do ano passado, a posição assumida no primeiro semestre como o segundo estado do País com o maior número proporcional de doadores efetivos. Conforme a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Eliana Barbosa, o que faz a diferença para os resultados positivos é o contínuo investimento na educação, não apenas para as famílias e a sociedade em si, mas também para os profissionais de saúde envolvidos.

Para conscientizar sobre a doação voluntária de órgãos no Ceará, Campanha Doe de Coração, da Fundação Edson Queiroz, com apoio do Sistema Verdes Mares e parceria da Universidade de Fortaleza (Unifor), há realiza iniciativas na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário