sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Porco e fezes - Escola abandonada vira “chiqueiro” no interior do Ceará

CSC_0117

 
Uma denúncia enviada pela Comissão do Patrimônio Público de Itapiúna mostrou a realidade de abandono de uma escola localizada na Zona Rural do município. De acordo com o presidente da comissão, Everardo Bezerra, a fiscalização foi feita na manhã de quarta-feira (16). “Essa escola, na localidade de Rodeador Itapiúna, chamou a nossa atenção. A unidade, que funcionou na gestão passada, está praticamente sem condições de atender alunos e professores”.
Materiais em meio a fezes - Na biblioteca, diversos livros e materiais didáticos estão espalhados pelo chão em cima de fezes de ratos, baratas e morcegos. A comissão encontrou ainda um porco em uma das salas de aula. “Cadeiras reviradas, muitas sujeira e um fedor insuportável. Como pode um chiqueiro dentro da sala de uma escola? Para ela voltar a funcionar, vai ser preciso uma reforma geral”.

DSC_0016

Everardo Bezerra conta que, além do problema estrutural da escola, ainda há o atraso de pagamentos aos servidores. Segundo ele, os funcionários levaram objetos que pertenciam ao colégio devido à falta de salário. “Aparelhos de televisão, DVD e utensílios da cozinha foram levados, já que não houve pagamento”.

DSC_0003

Legado da gestão anterior - A Secretaria de Educação do município recebeu a denúncia e explicou que o problema é um legado da gestão anterior. As aulas em breve vão começar, mas ainda não há previsão para o funcionamento da escola novamente. “Entramos em contato com a secretaria de obras para ver a possibilidade de fazer os ajustes necessários o mais rápido possível, mas ainda não existe uma previsão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário