segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Jaguaribara vai contar com usina de biodesel

Usina semelhante à já existente em Limoeiro do Norte, será instalada em Jaguaribara para a produção de biodiesel a partir de vísceras de peixe. A criação de tilápias em cativeiro possibilitará a matéria prima
Fortaleza. Jaguaribara irá produzir combustível a partir de vísceras de peixe. Para tanto, o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Emerson Fernandes, autorizou, na quinta-feira passada, a cessão da unidade de produção de biodiesel da fábrica Linard, em Missão Velha, para a prefeitura desse município.

O equipamento, que pertence ao Dnocs, foi fabricado com recursos de emenda do deputado federal Ariosto Holanda, que solicitou a usina para transformação do subproduto do pescado em biodiesel, em reunião com a participação da Maria Emília Diógenes vice-prefeita de Jaguaribara, município às margens do açude Castanhão.Na reunião, Emerson Fernandes tratou também do pleito de implantação de uma usina de álcool no Perímetro Irrigado Morada Nova para substituir por cana de açúcar cerca de 300 a 500 hectares de solos salinizados onde era cultivado arroz.

Detalhamento
O projeto será detalhado por um consultor para apresentação ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em nova reunião em Brasília a ser agendada pelo deputado com a presença do diretor-geral do Dnocs.

Joacir Moreira de Souza, do Dnocs, foi designado para acompanhar o projeto da implantação da destilaria de álcool, que terá capacidade de produção de 5 a 10 mil litros por dia, ao lado de outra unidade de produção de biodiesel do Dnocs num Centro de Biocombustíveis no perímetro Morada Nova. A proposta foi apresentada pelo coordenador de Projetos da Secretaria de Agricultura de Morada Nova, Clodoaldo Galvão, em companhia do assessor Messias Bandeira, do mesmo órgão.

Emerson Fernandes anunciou o compromisso com o projeto do Centro de Biocombustíveis e de fazer o necessário para que seja viabilizado. Segundo ele, a cana-de-açúcar suporta solo salinizado. O diretor-geral manifestou apoio à ideia de criar nova opção na área já improdutiva para a produção de arroz, e ao projeto de produção de óleo a partir das vísceras de peixe.

Formalização
Ficou acertado no encontro que a Prefeitura de Jaguaribara formalizará a solicitação da fábrica de biodiesel, que tem capacidade para processar 8 mil litros por dia.

O coordenador de Análise Jurídica do Dnocs, Felipe Ferreira Carvalho, informou que vai analisar o pedido para encontrar o instrumento jurídico adequado para repassar a usina de biodiesel, que está parada, para ser operada em Jaguaribara.

O biodiesel das vísceras de peixe deverá ser vendido à Petrobras e parte transformado em Omega 3 pela Piscis, empresa de base tecnológica que detém a tecnologia para produção deste suplemento nutricional de alto valor agregado. A iniciativa desenvolvida no Vale do Jaguaribe envolve ainda os pescadores da Associação dos Criadores de Tilápia do Curupati (Acritic).

Já a outra usina, a ser instalada em Morada Nova, poderá vender parte da produção à Petrobras e também usar o combustível para alimentar uma unidade geradora de energia de 500 KWA, de modo a propiciar economia no uso de energia elétrica, o insumo mais caro na agricultura irrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário