segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Fortalezenses temem fim do Náutico

Serão arrendados 10.361 metros quadrados do terreno do Náutico Atlético Cearense. Projetos devem manter arquitetura original, mas ainda despertaram preocupação em parte da população FOTO: NATINHO RODRIGUES
Conselho Deliberativo do Náutico receberá, até abril, projetos de empresas interessadas em arrendar o prédio
Desde quando o Náutico Atlético Cearense informou que vai arrendar parte de sua estrutura, a população mostrou-se preocupada com a manutenção do patrimônio histórico da Capital, principalmente por muitos fortalezenses terem vivido ali, na época áurea do clube. "Até onde eu sei, o Náutico foi tombado pela Prefeitura. Depois soube deste processo de arrendamento. Fiquei temerosa, pois fico imaginando como seria triste se parte da história da nossa cidade desaparecesse", comentou a aposentada Cinara Mendes Leão, 70 anos.

O engenheiro italiano Cesare Saltori, que visita Fortaleza há 20 anos, frisou que é importante estabelecer critérios para arrendar o prédio, porque o Náutico é um dos ícones e cartões-postais da cidade. Já o operador de caixa Marlen de Souza de Abreu, 22 anos, disse que as características arquitetônicas devem ser mantidas, como também uma das vocações do local, a prática esportiva. "O Náutico é conhecido por isso, pela formação de grandes atletas, sejam eles do basquete, do tênis ou da natação", conclui.

Dívidas
As dívidas acumuladas pelo Náutico Atlético Cearense, estimadas em R$ 19 milhões, são os principais motivos que levaram a presidência do clube a decidir arrendar até 10.361 metros quadrados do terreno. A dívida foi acumulada em 40 anos referente a três tributos: a taxa de ocupação de terreno da Marinha, débito junto à Previdência Social e a dívida relativa ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Conforme o presidente do clube, Pedro Jorge Medeiros, "se não fizermos isso, o prédio irá a leilão ou a União irá tomar". Foi estabelecido por uma comissão especial para tratar do assunto o valor mínimo de R$ 790 milhões para o arrendamento. Este montante poderá ser pago no prazo de até 80 anos.

Medeiros explica que um dos critérios para o arrendamento do local é que sejam apresentados projetos que preservem as características arquitetônicas do Náutico. "Estes projetos serão recebidos até abril e não podem ser construídos prédios. Estes são os critérios, que depois serão avaliados pelo Conselho Deliberativo do Clube, por meio da comissão colegiada", esclareceu.

A área disponível para arrendamento limita-se à parte do ginásio e estacionamento, localizadas ao lado da Avenida Abolição. Dentro do clube ficarão disponíveis até duas quadras de tênis, uma de basquete e uma área do parque aquático. O edital destaca que as edificações, instalações e benfeitorias existentes, abrangidas na área do terreno do arrendamento, serão realocadas aos custos do arrendatário.

Saldo devedor
19 milhões é o valor estimado das dívidas acumuladas pelo clube em 40 anos, referente a impostos

THAYS LAVORREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário