quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Caçadores de bons exemplos

Experiências são divulgadas em site para sensibilizar e servir como multiplicador de ideias positivas Imagine abandonar sua vida inteira e sair pelo mundo em busca só de coisas boas. Cansados de tanta notícia ruim, o casal de administradores mineiros Iara Xavier, 32 anos, e Eduardo Xavier, 44, resolveram fazer isso e se transformaram em Caçadores de Bons Exemplos. Decidiram, então, sair na expedição denominada “A Vida é uma Viagem”, visando explorar o que há de melhor nas pessoas. Na passagem por Fortaleza, que durou até ontem, houve diversas histórias para destacar.
O modo como as pessoas vivem, o amor que elas têm, o que elas estão fazendo de bom, tudo isso é procurado pelo casal. “O objetivo é mudar o nosso mundo, deixar de viver nesse universo capitalista e consumista para conviver com pessoas que deixaram de olhar para o próprio umbigo e pensam no coletivo”, explicou Iara.
A ideia surgiu, foi amadurecida, e mesmo sem um grande planejamento, conforme conta o casal, pegaram a estrada, em janeiro de 2011, com a meta de passarem cinco anos na expedição. “Acredito que, se uma ideia vem a sua cabeça, você precisa executá-la. Se fôssemos ponderar, a gente não faria, mas se a ideia veio é porque somos capazes de realizar”, disse ela.

Já com a viagem em curso descobriram, segundo apontou Eduardo, novos objetivos, como sensibilizar outras pessoas a fazerem o mesmo que os bons exemplos conhecidos estão fazendo, e agir como um motivador para aqueles que já fazem esse trabalho não desistam e continuem ainda mais. “A gente acaba mostrando que os bons são a maioria, que existem muitas pessoas fazendo o que eles estão fazendo, e com as mesmas dificuldades ou até pior”, destacou.

Até o Ceará, foram 104 mil quilômetros rodados passando por Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. A cada parada, a bordo do Toyota Hilux que se transformou em casa, novas amizades são feitas, e novas incríveis histórias são encontradas. Na Capital cearense, conheceram, até a última segunda-feira (28), um total de 14 projetos. Entre eles, a Agência da Boa Notícia, Casa da Esperança, Edisca, Rede Tucum, Revista Fazer o Bem e Teia Solitária. “Aqui, existem projetos fantásticos, cada um com a sua particularidade, com a sua emoção”, acrescenta Iara. A expedição no Estado termina em fevereiro. De Fortaleza, seguem para outras cidades, como Tianguá, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte.

Contatos

Como regra, o casal não faz pesquisa na internet sobre os projetos, e utilizam como termômetro apenas a indicação das pessoas nas ruas por onde passam. “Nós chegamos na cidade e vamos direto perguntar às pessoas que estão passando: quem é um bom exemplo aqui na cidade? Quem faz algum projeto social? E assim elas vão nos indicando”.
Dessa forma simples, em dois anos, os Caçadores de Bons Exemplos já tiveram oportunidade de conhecer mais de 400 projetos, de uma meta total que era de 500 nos cinco anos de viagem. “É muito legal, muito gratificante. Qualquer dificuldade que a gente enfrenta se acaba no outro dia ao visitarmos determinado projeto”, ressalta Eduardo.
Para divulgar a expedição, o casal registra toda a experiência no site www.avidaeumaviagem.com.br, onde é descrito a ação, o objetivo, a cidade, e como ajudar cada projeto. Além disso, os caçadores sonham em fazer uma revista de cada estado com os exemplos encontrados. “Se você se sensibilizou e quer ser multiplicador dessa ideia, é só entrar em contato”, explica Iara

Renato BezerraEspecial para Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário