terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Instituto nega teoria sobre o fim do mundo

Os boatos da catástrofe teriam começado em 2003, quando foi atribuída à colisão da Terra com o planeta "Nibiru", que foi descoberto pelos sumérios FOTO: REUTERS
Segundo especialista do Inpe, só nos últimos 25 anos, a Terra passou por três grandes previsões de que ia acabar
Brasília. Alguns dias após a agência espacial americana (Nasa) ter divulgado informações desmentindo os rumores de fim do mundo, agora é a vez de uma instituição brasileira, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgar um artigo esclarecendo os mitos da "previsão" de que o mundo vai acabar em 21 de dezembro de 2012.

De acordo com o artigo do pesquisador Clezio Marcos de Nardin, do Inpe, publicado no site da instituição, os boatos da catástrofe que se espalharam recentemente pela internet teriam começado em maio de 2003, quando foi atribuída à colisão da Terra com um planeta "descoberto" pela civilização suméria, chamado "Nibiru".

"Mas quando nada aconteceu, a data do fim do mundo foi movida para dezembro de 2012 e ligada ao fim de um dos ciclos do calendário maia, no solstício de inverno em 2012", afirmou Nardin, no artigo publicado.

O pesquisador pondera ainda que o calendário maia, baseado na relação entre a Terra e o Sol, não tem algo que o torne mais ou menos especial com relação a outros calendários. Há povos que usam calendários lunares, solares e outros que usam calendários mistos, como o chinês, "que é o mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história", segundo Nardin.

Conferência online

A Nasa fez uma conferência online sobre o tema com diversos dos seus cientistas em 28 de novembro, após receber várias cartas de pessoas preocupadas com teorias de fim do mundo.

Além disso, a agência espacial americana criou uma seção em seu site para desmentir que haja indícios de que o fim do mundo esteja próximo.

A Nasa afirma que, da mesma forma que o tempo não para quando os calendários comuns chegam ao fim, no dia 31 de dezembro, não há motivo para pensar que com o calendário maia seria diferente - 21 de dezembro de 2012 seria apenas o fim de um ciclo na contagem de tempo desta civilização.

A agência espacial americana ressaltou não haver comprovação de que os planetas do sistema solar "estejam se alinhando", como dizem algumas teorias sobre o fim do mundo. De acordo com os cientistas da Nasa, mesmo que se isso ocorresse, os efeitos sobre a Terra seriam irrelevantes para a população.

Teorias
Não é a primeira vez que o planeta Terra passa por uma ameaça de chegar ao fim. Só nos últimos 25 anos, o planeta passou por três grandes previsões de que ia acabar: a passagem do Cometa Halley em 1988, as profecias de Nostradamus previstas para o ano de 1999 e o chamado "bug do milênio" na virada de 1999 para 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário