sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Fumar aumenta sintomas da ressaca, segundo pesquisa

Divulgação
Estudantes que fumaram no dia seguinte à "bebedeira" tiveram os sintomas da ressaca acentuados
 
Segundo um estudo norte-americano, realizado com 113 jovens estudantes, o hábito de fumar pode acentuar os sintomas da ressaca. A pesquisa foi feita pelo Centro de Estudo do Álcool e Vícios da Brown University.
Os jovens participantes tiveram que escrever em um diário durante oito semanas, falando sobre suas relações entre o consumo de álcool e tabaco. Eles relataram o número de drinques que beberam, o número de cigarros que consumiram e todos os sintomas posteriores ligados à ressaca, como cansaço, dor de cabeça, náuseas e dificuldade em se concentrar.
O grupo foi segmentado e analisado pelo sexo, peso e período em que o álcool foi consumido. Os pesquisadores puderam constatar que aqueles que fumaram no dia seguinte à "bebedeira" tiveram os sintomas da ressaca acentuados. Segundo a gerente de pesquisa da Action on Smoking and Health, Amanda Sandford, o resultado não é tão surpreendente, já que álcool e tabaco interagem com receptores do cérebro.
Os resultados serão importantes no auxílio de campanhas de conscientização e prevenção para que jovens não experimentem álcool ou outras drogas na adolescência, como é frequente.
Em relação à solução da ressaca, os pesquisadores afirmam que não há o que fazer, a não ser "não beber de mais, não ficar desidratado e evitar as bebidas mais escuras".
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário