quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Leigos exercem a oftalmologia

Presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), Edmar Guedes, divulga, também, o XXIII Congresso Cearense de Oftalmologia FOTO: NATASHA MOTA
Uma prática bastante prejudicial à saúde ocular vem ocorrendo, com mais predominância, em alguns bairros de Fortaleza e no Interior do Estado: a prescrição de grau para óculos por pessoas sem formação profissional. A denúncia foi feita, ontem, pelo presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), Edmar Guedes, alertando que isso acontece, via de regra, em óticas e com a utilização do equipamento oftalmológico refrator.

"Ao deixar de ser examinado por um oftalmologista, o cidadão fica sem diagnóstico, inclusive, de doenças que podem vir a causar até mesmo cegueira", ressaltou, incluindo entre esses males a glaucoma, assim como a retinopatia diabética.

"O exame feito pelo oftalmologista não se limita a medir o grau de óculos ou lentes de contato. Na consulta de rotina, também são verificados a pressão intraocular, o fundo de olho, entre outros", comentou, informando que desde o ano passado a SCO vem desenvolvendo a campanha "Cearense, um povo de visão". A iniciativa busca orientar a população sobre os cuidados necessários com a saúde ocular, bem como esclarecer sobre os perigos de se receber atendimento feito por falsos profissionais.

Visão
A campanha inclui atendimentos gratuitos à população, como, por exemplo, quando a instituição participa da promoção Ação Verdes Mares, que acontece mensalmente em bairros da cidade. Além disso, foi lançado um site especial (http://www.povodevisao.sco.med.br) no qual o visitante pode descobrir cuidados simples com a visão, os problemas oculares mais comuns (com informações sobre sintomas) e conhecer as atividades desenvolvidas pelos médicos oftalmologistas.

O presidente da Sociedade visitou, ontem, o Sistema Verdes Mares - ocasião em que foi recebido pelo diretor de Programação do SVM, Edilmar Norões - para divulgar o XXIII Congresso Cearense de Oftalmologia, que será realizado amanhã e depois, no Hotel Oásis Atlântico. O evento debaterá temas como catarata, glaucoma e lentes de contato.

O glaucoma acomete cerca de dois por cento da população e é a principal causa de cegueira no País e no mundo, informa Edmar Guedes. Adiantou, ainda, que o congresso enfocará as novas técnicas da cirurgia de catarata, realizada com laser fentosegundo. Essa tecnologia permite que a intervenção médica seja feita através de pulsos muito rápidos. Como resultado, o processo cirúrgico ocorre com mais segurança, já que o laser atinge com precisão a área que requer tratamento, sem danificar o tecido orgânico próximo.

A técnica também é utilizada em cirurgias refrativas, como hipermetropia (problema em enxergar objetos próximos), miopia (dificuldade para ver de longe) e em transplantes de córnea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário