quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Escola resgata história do Rei do Baião

Indique essa matéria



Banners, cartazes, faixas, símbolos e desenhos recordam a vida dele. Os estudantes se empenharam para organizar o evento FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Crateús Durante dois dias a Escola de Ensino Fundamental e Médio Lions Club, neste município, resgata a sua história e a de Luiz Gonzaga, por meio da III Amostra Científica e Cultural. O evento comemora este ano os 45 anos da escola e traz como tema "Danado de Bom", enfocando o centenário do Rei do Baião. Núcleo gestor, professores e alunos se mobilizaram ao longo do ano em torno dos temas e na amostra apresentam a culminância das pesquisas e dos trabalhos construídos no período."Tudo o que apresentamos nestes dois dias são frutos de tarefas e estudos realizados pelos alunos no decorrer do ano, com o auxílio dos nossos professores. Todos na escola se envolveram para comemorar a data e homenagear Luiz Gonzaga em seu centenário", destaca a diretora, Adriane Macedo.

Do portão de entrada da instituição ao auditório, passando por pátio, salas de aula e de jogos se vê a homenagem ao Rei Luiz Gonzaga. Banners, cartazes, faixas, símbolos e desenhos recordam a vida dele. Sanfonas, chapéus, roupas, músicas e acessórios remontam à história de vida daquele que mostrou o Nordeste ao restante do País e ao mundo.

Discriminação
A escola construiu e colocou na entrada do local uma Casa de Reboco, que ficou famosa pelos versos de Luiz Gonzaga na música "Numa Sala de Reboco". O sanfoneiro, cantor e compositor retratou o amor e o som da sanfona naquele ambiente - comum no Nordeste e que assim passou a ser conhecido por muitos.

Para o aluno Olavo Soares, do 9° ano, que estudou sobre a vida do Rei e a sua influência na cultura nordestina, a Casa de Reboco tem um grande significado para os nordestinos. "Lembra uma época em que a discriminação era grande com os mais pobres que construíam e viviam nesse tipo de moradia", diz.

A estudante Naiara Lopes conta que "a casa de taipa veio para substituir as ocas dos índios e que com o desenvolvimento da construção civil ocorreu a discriminação e com a música Luiz Gonzaga mostrou o valor da moradia e da nossa cultura", defende a estudante.

Temáticas
Nas salas de aula da escola várias temáticas são desenvolvidas pelos alunos, sob a orientação dedicada dos professores: Vida e Obra de Luiz Gonzaga, Lions Club, Passeio no Tempo, Galeria Gonzagueana, Farmacopéia do Cangaço, Baladão do Luizão, Tirando o Chapéu para o Rei do Baião, Tertúlia na Casa de Reboco, Réplica do Parque Asa Branca, Bodega do Luiz Gonzaga, Obras do Rei do Baião e Desenvolvimento da Ciência. Nas áreas da Matemática, Química e Biologia é feita também a conexão com a vida do Rei. "Em todos os ambientes a escola cria um mecanismo de ensino aprendizagem para os alunos, ensinando de forma dinâmica e criativa", ressalta a professora de Português, Vanda Coelho.

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário