sexta-feira, 30 de novembro de 2012

65 municípios ganham selo Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizou, na tarde de ontem, a cerimônia nacional de anúncio dos municípios que conquistaram o Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012, das regiões do Semiárido e da Amazônia. O Ceará alcançou o maior número de cidades certificadas, com 65 no total, e os ganhadores desta edição receberão seus troféus e certificados no próximo dia 17 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará (CEC).

Entre os municípios certificados estão Araripe, Brejo Santo, Cruz, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Iguatu, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeramobim, Russas, Redenção, Sobral, Várzea Alegre, entre outros. Durante a cerimônia, o governador Cid Gomes assinou o “Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido”, com o compromisso de somar forças entre o governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas privadas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio no Semiárido e na Amazônia.

Em seu pronunciamento, Cid Gomes ressaltou que em muitos casos o que falta aos administradores é apenas um rumo, uma orientação, e mesmo sendo dotado de boa vontade, muitas vezes, não é possível se atingir os objetivos. “O Unicef, em muito boa hora, sugeriu esse programa que foi responsável por uma evolução extraordinária nos indicadores sociais de cuidados com a criança e o adolescente no Ceará”, disse o governador.

Lançamento
O Selo Unicef Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora. Lançada em 1999 no Ceará, desde 2005 alcança todo o Semiárido Brasileiro, tendo chegado à Amazônia Legal Brasileira a partir do ano de 2009. No Semiárido, 279 municípios foram certificados, além de 120 na Amazônia. Os números correspondem a 22% do total de cidades que aderiram ao selo, em 2009, em ambas as regiões.

Para conquistar o selo, os municípios foram avaliados nos eixos Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Impacto e Gestão foram avaliados a partir do desempenho de indicadores de Saúde, Educação e Proteção no período de quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário