quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Professor de Ocara recebe Prêmio Educador Nota 10

O projeto "Leituras marcantes, escritas constantes" foi desenvolvido em 2011, com 34 alunos do oitavo ano, na Escola Odilon de Sousa Brilhante, em Ocara

Fortaleza. A Fundação Victor Civita divulgou, recentemente, a relação dos dez professores vencedores da 15ª edição do Prêmio Educador Nota 10. Dentre os selecionados, está Antonio Oziêlton de Brito Sousa, de 26 anos, que leciona na Escola de Ensino Fundamental (EEF) Odilon de Souza Brilhante, na zona rural do Município de Ocara, a 95 Km de Fortaleza.O educador garantiu o reconhecimento por meio do projeto "Leituras marcantes, escritas constantes", realizado, em 2011, com cerca de 34 alunos do 8º ano. De acordo com Oziêlton de Brito, a ideia surgiu após a escola identificar nos estudantes dificuldades de desenvolver trabalhos relacionados à oralidade e à escrita.

"Eles já estavam no 8º ano e ainda não tinham um bom desempenho nessas habilidades linguísticas. Era preciso estimulá-los a ler e a escrever. Então, resolvi fazer um projeto para que eles aprimorassem essas habilidades homenageando os melhores professores que tiveram durante a vida estudantil", afirma Oziêlton.

Método
A partir do momento em que os alunos escreviam os textos para homenagear os antigos professores, Oziêlton aproveitava para trabalhar, de maneira prazerosa, a produção de textual, o processo de reescrita e a análise linguística, na qual a gramática era estudada de forma contextualizada. "Utilizamos o gênero textual memórias literárias para realizar esse trabalho", explica.

O resultado do projeto do professor Oziêlton de Brito está na biblioteca da EEF Odilon de Souza Brilhante. Depois de finalizadas, as homenagens dos estudante aos educadores considerados especiais foram transformadas em uma coletânea com 34 textos que, segundo o professor, é motivo de orgulho tanto para a escola quanto para a cidade de Ocara.

Premiação
Além do troféu de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, que coloca as boas práticas educacionais do Município de Ocara em destaque no cenário nacional, o professor será agraciado com R$15 mil, curso de pós-graduação em uma instituição de sua escolha, divulgação do trabalho na Revista Escola e no site http://www.novaescola.org.br/. Além de visita a São Paulo com roteiro cultural pela cidade, visibilidade nos meios de comunicação e participação na festa de premiação na capital paulista, em outubro, mês do professor, com a presença de várias autoridades e personalidades.

"No País em que vivemos, todos os professores lutam pela valorização e pela oportunidade de continuar estudando. A gente trabalha manhã, tarde e noite, e acaba ficando sem tempo para estudar. Fico feliz por ter conquistado esse prêmio, principalmente, pela oportunidade de fazer uma pós-graduação, que, com certeza, ajudará a melhorar minha prática docente", destaca o professor Oziêlton.

O Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 foi criado em 1998 e é a principal iniciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso.

Todo ano, são escolhidos dez professores e um gestor escolar por seus trabalhos de excelência. Eles são selecionados por um grupo de renomados especialistas, que analisa cada um dos milhares de projetos inscritos a cada edição. Somente neste ano, cerca de três mil professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares de todos os Estados brasileiros se inscreveram.

Criada em 1985 por Victor Civita, então presidente do Grupo Abril, a fundação se mantém fiel ao sonho de seu fundador: lutar por um País onde não faltem escolas, bons professores, incentivo à docência e materiais de apoio às práticas pedagógicas.

Raone SaraivaRepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário