quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Policlínica de Iguatu está concluída, mas não funciona


Indique essa matéria



A População da região Centro-Sul aguarda, com ansiedade, o atendimento em diversas especialidades
Iguatu Os moradores da região Centro-Sul vivem a expectativa de funcionamento da Policlínica tipo II, construída nesta cidade. A obra foi concluída há onze meses, mas ainda não foi equipada. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) ainda não tem data definida para o início do atendimento da unidade. O prédio permanece fechado.

A fachada em vidro, com cobertura em estrutura espacial, chama a atenção fotos: Honório Barbosa
No Ceará, serão construídas 22 policlínicas, segundo cronograma da Sesa. Oito unidades já estão em funcionamento: Baturité, Tauá, Camocim, Itapipoca, Sobral, Brejo Santo, Pacajus e Aracati. As demais estão em andamento, fase de conclusão e serviços de acabamento.
Ao lado da policlínica de Iguatu, o Governo do Estado preservou a fachada do antigo Hospital Santo Antônio dos Pobres construído na década de 1930. O prédio foi reformado e ampliado para abrigar a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (Ceres). De acordo com funcionários do órgão, houve problemas no projeto. Algumas salas estariam com dimensões reduzidas, há penetração de raios solares e ataque de cupins.

Havia uma expectativa inicial de que a 18ª Ceres passaria a funcionar no novo prédio em janeiro passado, mas, até hoje, não se sabe a data da mudança. A empresa responsável pela obra já realizou algumas adaptações e o órgão aguarda a chegada de novos móveis e equipamentos de informática.

Desativado
A policlínica de Iguatu ocupa o antigo terreno do Hospital Santo Antônio dos Pobres, que estava desativado. A unidade tipo II vai oferecer consulta ambulatorial especializada em oftalmologia, otorrino, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia. Haverá apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social.

Os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico serão radiologia, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica. Haverá, ainda, atendimento em endocrinologia, angiologia e neurologia e, em destaque, os exames de tomografia computadorizada, eletroencefalograma e endoscopia respiratória.

A fachada moderna da policlínica, em vidro e elevada, com cobertura em estrutura espacial, chama a atenção dos moradores do Bairro Santo Antônio. No início da obra, alguns moradores confundiam com hospital e acreditavam que haveria internação e serviço de cirurgia. "Pensei que seria um hospital, mas é uma unidade de exame", disse a dona de casa Lúcia Lima. "É uma obra muito bonita e não vejo a hora de começar a funcionar porque vai ser bom para todos os moradores", prevê a dona de casa, Francisca Francy Souza.

Demanda
O prédio da policlínica ocupa quase todo um quarteirão que, antes, era um terreno ocioso. São várias salas para consultórios e exames de imagem. Quando começar a funcionar deverá contribuir para reduzir a demanda reprimida por exames sofisticados de imagem. Na região Centro-Sul, por exemplo, somente há serviço de tomografia oferecido por clínicas particulares.

A meta da Sesa é construir, no Estado, 22 policlínicas que deverão atender à média complexidade, facilitando o acesso da população às consultas e exames especializados, na própria região. A Policlínica Regional de Iguatu vai atender moradores de dez Municípios da região Centro-Sul, cerca de 300 mil habitantes.

A obra foi financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com orçamento de R$ 6,9 milhões na reforma e ampliação do prédio. Com a aquisição de equipamentos, o Governo do Estado vai investir mais R$ 5,2 milhões.

A Assessoria de Imprensa da Sesa informou que as policlínicas de Iguatu e Campos Sales já estão prontas, faltando apenas a aquisição de equipamentos. A licitação para a compra dos equipamentos já foi realizada, mas não há uma data definida para a inauguração dessas duas unidades. Ainda de acordo com o órgão, a mudança da 18ª Cres irá ocorrer juntamente com a abertura da policlínica.

Mais informações:
Coordenadoria Regional de Saúde de Iguatu
Rua 13 de Maio, S/N
Bairro Planalto
Telefone: (88) 3581. 9400

Nenhum comentário:

Postar um comentário