Fortaleza A cidade de Iracema, na região do Vale do Jaguaribe, distante 250km de Fortaleza sediou a V Cavalgada a Nossa Senhora do Carmo, quando centenas de vaqueiros se reuniram no Centro da cidade e fizeram o percurso de 25 quilômetros até a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, na comunidade de Serra dos Bastiões. O evento chega a sua 5ª edição afirmando-se como uma festa permanente e tornando-se tradicional na região.
A Cavalgada dos Amigos de Iracema mobilizou não só os moradores do Município, mas, também, pessoas de todo o Vale do Jaguaribe. Centenas de vaqueiros, cavaleiros e amazonas se reuniram para dar início a um dos eventos mais esperados durante o ano no Município. A Cavalgada começou às 7 horas, quando todos participaram de um café da manhã. Em seguida, começaram a percorrer as ruas da cidade de Iracema num sistema de procissão até a Serra dos Bastiões, onde está encravada a Igreja de mesmo nome.Chegando em Bastiões, os participantes receberam as bênçãos do sacerdote da paróquia de Iracema, padre Ernandes.
Expressão de fé
A cavalgada é um momento de força para os vaqueiros e, principalmente, de fé para os devotos de Nossa Senhora do Carmo (Padroeira dos Bastiões).
Na metade do percurso da cavalgada, para que seus participantes tivessem as energias revigoradas, foi oferecido um churrasco farto. O momento foi aproveitado para que os animais recebessem alimentação e tivessem seu merecido descanso.
Na chegada, no alto da Serra dos Bastiões, os cavaleiros foram aspergidos com água benta e participam de outro churrasco, onde a integração dos participantes foi geral. Em seguida, todos participaram de uma grande festa com a presença das bandas Forró do Movimento e Forró do Bom. Durante esta edição, os participantes já estavam se programando para a do próximo ano. A cavalgada é uma festa que, com certeza, não tem mais como deixar de ser realizada anualmente.
A cavalgada foi realizada pelo Grupo Amigos de Iracema. É um movimento recente e, embora esteja apenas em sua quinta edição, o cortejo vem crescendo a cada ano, conquistando mais participantes.
Em sua primeira edição, em 2008, cerca de 150 pessoas participaram do evento. No ano passado, foram quase mil pessoas, entre vaqueiros, cavaleiros e amazonas. Este ano, a participação chegou aos 1.500 cavalos com seus cavaleiros, além de aproximadamente 9 mil pessoas que esperavam o cortejo em Bastiões e aproveitaram o restante da programação.
Além do churrasco oferecido aos participantes, todos receberam cupons para o sorteio de bezerros, kits veterinários e uma moto zero km. O clima de religiosidade e companheirismo predominou durante o percurso e a confraternização final na Igrejinha dos Bastiões.
A festança foi encerrada às 18hs, quando se iniciou, na igrejinha de Bastiões, a novena em homenagem à Padroeira, com a participação de todos os presentes ao evento. Todas as vestimentas dos cavaleiros foram doadas por um dos participantes do Grupo Amigos de Iracema que organiza o evento.
Tradição leiteira
O Vale do Jaguaribe tem por tradição a pecuária leiteira. As fazendas espalhadas em Municípios como Morada Nova, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Pereiro e a própria Iracema são responsáveis por grande parte do abastecimento da indústria de laticínios. A produção leiteira local é o que abastece as dezenas de queijeiras espalhadas pelos Municípios, significando outro importante segmento econômico. A maioria dos cavaleiros participantes tem como atividade econômica a agricultura e a pecuária leiteira em suas pequenas propriedades.
Mais informações:
V Cavalgada dos Amigos de Iracema em homenagem a N. Sra. do Carmo
Vale do Jaguaribe
Telefone: (85) 3252.2865
MARCOS MENDESESPECIAL PARA O REGIONAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário