Fortaleza é a terceira capital do Brasil com maior cobertura do Programa Saúde da Família (PSF), atingindo 35% da população, segundo registros do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. No ranking das cidades com mais de 1,5 milhão de habitantes, Fortaleza fica atrás apenas de Belo Horizonte (75%) e Recife (56%).
Segundo os registros, o número de equipes nos postos de saúde de Fortaleza passaram de 101, em 2004, para 248 equipes do PSF distribuídos em 92 postos de saúde. Essas equipes trabalham com 220 médicos dos postos de saúde e 113 equipes de agentes comunitários.
Os registros apontam que o número de agentes de saúde dobrou. No total, são 2.583 agentes atuando na Capital, o que a coloca em terceiro lugar também entre as cidades do país com maior número de agentes comunitários de saúde. São Paulo está em primeiro lugar (6.227 agentes) e Rio de Janeiro em segundo (3.804 agentes).
Investimentos
Lídia Costa, coordenadora da Célula de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), afirma que, com os investimentos municipais e federais realizados na área de Atenção Básica, a estimativa é que o PSF alcance a cobertura de 50% da população de Fortaleza até o fim de 2012.
Lídia Costa ainda afirma que a atuação dos agentes de saúde com os médicos das equipes do PSF foram decisivas para a redução da mortalidade infantil no município, que passou de 21,2 bebês por mil nascidos vivos em 2004 para 12,01, em 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário