
Sancionada em 18 de novembro de 2011, a lei 12.527 ainda precisa de um decreto do governo federal para detalhar o seu funcionamento no Executivo. Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República, a regulamentação será publicada até a quarta-feira.
Quando foi aprovada pelo plenário do Senado Federal, no dia 25 de outubro de 2011, gerou polêmica a questão dos documentos classificados como ultrassecretos. Pelo texto aprovado, eles tiveram o prazo de sigilo reduzido de 30 para 25 anos, com a possibilidade de uma única prorrogação.
Especialistas alertam que a demora na edição do decreto - seis meses desde a sanção - pode gerar confusão e atrasos na sua adoção. Por ser bastante ampla, a Lei deixou sem solução diversas especificidades a respeito de seu funcionamento, que dependem do novo documento para serem regulamentadas.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o decreto é muito importante e vai definir questões de orientação para a lei. Segundo ele, estão definidos os pontos básicos das regras complementares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário