quarta-feira, 30 de maio de 2012

Humoristas vão às escolas antes do Festival Nacional

Alunos mantêm contatos com atores e humoristas, numa atividade lúdica e para incentivar as artes
Fortaleza. Quatro mil pessoas, sendo a maioria residentes em distritos distantes da sede de Maranguape. Essa é a meta de público que a Fundação de Turismo, Esporte e Cultura (Fitec) espera atingir com o Pré-Festival de Humor que acontece até desde o dia 28, devendo se encerrar hoje. Durante estes três dias, o foco principal são alunos das escolas públicas do Município.
As atividades acontecem antes da abertura do IV Festival Nacional de Humor, que se realiza a partir do próximo dia 31, estendendo até 2 de junho.
As apresentações nas escolas são conduzidos pela trupe Rebinboca. O grupo foi escolhido pela graça como desenvolve o trabalho e, sobretudo, pela interação que faz com a plateia. Ou seja, o aluno não é apenas um mero espectador. Esse é instigado pelo elenco a participar e acaba participando ativamente no espetáculo, que mescla teatro, circo e outros segmentos artísticos.

O diretor do IV Festival Nacional de Humor de Maranguape e presidente da Fitec, Adriano Teixeira, disse que a iniciativa objetiva a compartilhar boa parte do que será exibido no Festival para jovens e adultos, que residem na zona rural.

Para os estudantes da rede pública, a Trupe Rebimboca se apresenta de segunda a quarta, pela manhã e a tarde, em seis escolas, sendo uma por turno. O espetáculo é Balaios, onde abordam dilemas de temas sociais, como relações familiares, drogas e respeito aos direitos, com boas doses de humor.

Nas praças dos distritos São João do Amanari, Tanques e Lagoa do Juvenal, de Maranguape, vai ter Cine SESC Volante às 19 horas, respectivamente nos dias 28, 29 e 30, com exibição de filmes de humor. "Apesar de Maranguape ser uma cidade próxima de Fortaleza, temos distritos e localidades rurais de difícil acesso, que praticamente inviabiliza a participação dessas pessoas durante o Festival", afirma Adriano.

Lúdico
O diretor do evento lembra que comunidades distantes até 40 quilômetros da sede, como é o caso de Tejuçuoca, ou residentes no alto da serra, como a Serra do Lajedo, têm uma mobilidade precária. São para populações assim que o Pré-Festival é destinado, especialmente para as crianças e adolescentes.

"Nosso propósito é levar o lúdico até as escolas, mas, ao mesmo tempo, procuramos descobrir novos valores, quer sejam para a arte teatral , quer para outras manifestações artísticas", afirmou Adriano.

Com a quarta edição, o Festival inova este não apresentando mostra competitivas. Nas 26 apresentações previstas, todos os artistas receberão cachê. Para a organização, foi uma forma de democratizar a atenção com o artista, que dá o melhor de si para a qualidade do espetáculo. As apresentações que acontecem no Pré-Festival constam ainda de apresentações de filmes, que são exibidos no Teatro Municipal Pedro Gomes de Matos.

Este ano, o Festival tem ainda como novidade a instalação de um acervo de Chico Anysio, constituído por livros quadros de óleos sobre telas, escritos e pintados pelo artista cearense, natural de Maranguape, e também figurinos, que foram utilizados nos quadros humorísticos ao longo da sua carreira pela televisão, teatro e cinema.

Divulgação
A exposição terá início no dia 31, por ocasião da abertura do Festival e se estenderá até o próximo dia 8. Ou seja, além do prazo de duração do evento. O acervo ficará disponível à visitação pública, na Casa de Chico Anysio, localizada no Centro de Maranguape.

O Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura / Governo Federal, numa realização conjunta com a Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape (Apama) e Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (Fitec).

O evento conta com o patrocínio da Eletrobras, Petrobras, Banco do Nordeste e Correios. e apoio cultural da Caixa, Sesc-CE, Secretaria da Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura / Governo do Estado do Ceará e a promoção é do Diário do Nordeste e da TV Diário.

Público

4 mil pessoas são a meta de público que o Pré-Festival espera alcançar até hoje, com apresentações em escolas e exibições de filmes nos distritos e na sede do Município

Mais informações:

Prefeitura de Maranguape

Centro Administrativo Governador Virgílio Távora
Praça Senador Almir Pinto 217,
Telefone: 3369-9103

MARCUS PEIXOTOREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário