Diversas atividades especiais foram programadas no Museu Jaguaribano para lembrar a data |
Aracati O principal museu do Vale do Jaguaribe está com vasta programação na Semana Nacional dos Museus. Quem for ao Museu Jaguaribano, na cidade de Aracati, poderá conferir documentários, exposições, oficinas de artesanato, palestras e uma visita guiada pelos séculos da formação social do Ceará. A programação teve início segunda-feira e segue sábado. A entrada é gratuita e vale por uma verdadeira aula de história.
Já se disse que para entender o presente é necessário rever o passado. Uma parte dele está registrada num dos maiores casarões de Aracati. O prédio por si só é uma peça de museu. Mas, dentro dele se abrigam, por exemplo, edições dos jornais mais antigos do Ceará, todos fora de circulação, mas que então davam conta de um importante segmento da sociedade.
História
A casa onde fica o Museu Jaguaribano, em Aracati, tem mais de 200 anos e durante esse tempo seus compartimentos foram pintados seis vezes. O local foi residência, colégio, clube e hotel até ser museu, em 15 de novembro de 1968, há 41 anos.
Foi a casa do José Pereira da Graça, conhecido como Barão de Aracati (1812-1889), um aristocrata que foi juiz desembargador, deputado três vezes pela província do Ceará, ministro do Supremo Tribunal de Justiça e vice-governador da província do Maranhão. O prédio conta com quatro pavimentos. Sua fachada principal é composta por azulejos portugueses estampilhados e as paredes de seus salões decoradas com pinturas artísticas.Já se disse que para entender o presente é necessário rever o passado. Uma parte dele está registrada num dos maiores casarões de Aracati. O prédio por si só é uma peça de museu. Mas, dentro dele se abrigam, por exemplo, edições dos jornais mais antigos do Ceará, todos fora de circulação, mas que então davam conta de um importante segmento da sociedade.
História
A casa onde fica o Museu Jaguaribano, em Aracati, tem mais de 200 anos e durante esse tempo seus compartimentos foram pintados seis vezes. O local foi residência, colégio, clube e hotel até ser museu, em 15 de novembro de 1968, há 41 anos.
A alvenaria original foi recuperada e mantida, revelando o requinte artesanal de peças como a escada-caracol logo no primeiro pavimento.
Quem entra no Museu pode conferir fotografias do Aracati antigo, livros raros e a sensibilidade do curador José Correia narrando o passeio na história do Estado do Ceará. Lugar pouco conhecido pela maioria dos brasileiros, os museus não são uma casa onde se guardam relíquias. É, mais que isso, uma escola sobre a história da política, da cultura e da sociedade. Trata-se do registro do presente visto pelas pessoas nas décadas futuras.
Agenda
E no Museu Jaguaribano durante esta semana haverá visita guiada nos horários de 9 às 11 horas. Antes, logo às 8 horas, tem início oficinas de artesanato. Na terça-feira foi com feltro, realizada pela artista plástica Jane Carvalho. Ontem, as artistas plásticas Fátima França e Fátima Santos trataram da confecção de artesanato em "fuxico".
Documentário
Será exibido, às 9 horas, o documentário Porto Canoa, com a participação do artista plástico Hélio dos Santos, do pesquisador e escritor Antero Pereira, e da professora de história da arte Francilda Costa.
Ontem à noite aconteceu a palestra "Aracati: as contribuições socioeconômicas, históricas e culturais para o Estado do Ceará", feita pela pedagoga e historiadora Maria do Socorro Matos. Hoje, a história de Aracati será debatida em mesa redonda com historiadores e memorialistas. Serão discutidas as narrativas das festas profanas e religiosas em Aracati e a vida e obra do Monsenhor Bruno. No sábado, acontece oficina de fabricação de sabonetes. No fim de tarde haverá apresentação do Teatro de Bonecos Francisca Clotilde. Às 19 horas, haverá o "momento marial", com procissão de coroação de Nossa Senhora, seguida de exibição de filme.
Mais informações:
Museu Jaguaribano
Município de Aracati
Litoral Leste do Ceará
Telefone:
(88) 9902.5275
MELQUÍADES JÚNIORREPÓRTER
Nenhum comentário:
Postar um comentário