sexta-feira, 25 de maio de 2012

2.213 confirmações só na última semana

As informações revelam um aumento de 28,8% no número de casos, da semana passada até a última quinta-feira
Após uma semana do anúncio oficial do quadro de epidemia de dengue na Capital, verifica-se que a incidência de casos da doença ainda permanece em crescimento. Com um acréscimo de 2.213 confirmações em uma semana, representando um aumento de 28,8%, Fortaleza passa a ter 9.894 casos. Os dados foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do informe semanal da dengue, divulgado ontem.
No caso mais grave da doença, a febre hemorrágica da dengue (FHD), o aumento foi de 21 para 25 casos. No total dos número da dengue com complicação (inclui FDH), as confirmações passaram de 29 para 42 em uma semana. Apesar do aumento considerável dos números, ainda não é possível precisar que a epidemia chegou ao seu ponto auge, como informou o atual gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica do Município, Antônio Lima. De acordo com ele, a maior parte dos casos confirmados dos últimos sete dias são referentes às quatro semanas anteriores a esta, quando ocorreu intensa transmissão da doença no município. "Alguns hospitais ainda têm um acúmulo de fichas por conta do intenso aumento da demanda. Apesar de ser provável, ainda não podemos afirmar que chegamos no limite máximo da epidemia", esclarece Antônio Lima.

Sobre o período em que há a redução da transmissão da doença, ele afirma que, normalmente, acontece entre os meses de maio e junho, com o decréscimo considerável das chuvas. No entanto, segundo Lima, o ano está sendo considerado atípico em relação aos anteriores, com casos da doença aumentando somente a partir de abril.

Ainda conforme Lima, as ações de controle vetorial, através dos carros fumacê, permanecem em atividade por todo o município, causando já uma redução na transmissão em algumas localidades.

Casos
A Secretaria Executiva Regional (SER) VI, que compreende 29 bairros, se mantém como a regional com o maior número de casos confirmados, chegando a 2.214 nesta última semana. Em seguida, com 1.980 confirmações em um total de 17 bairros, está a Regional III.

O Bairro de Lourdes, Dendê, e São Bento permanecem como os únicos bairros sem nenhum registro da doença. Segundo o levantamento da SMS, até ontem, 7.219 casos estavam em investigação, e o número de notificações registra 18.256.

Na segunda-feira (28), o Ministério Público do Ceará promove audiência para discutir a situação da dengue na Capital e no Estado. A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado foram notificados para participar e devem ser representados pelas respectivas Secretarias de Saúde.

RENATO BEZERRAESPECIAL PARA CIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário