domingo, 8 de abril de 2012

Crateús incentiva coleta seletiva







Clique para Ampliar
Os moradores do Município são orientados a separar o lixo entre materiais recicláveis e não recicláveis. A coleta é realizada por uma equipe de catadores cadastrados. O trabalho está sendo bem aceito na cidade
FOTO: SILVANIA CLAUDINO
O trabalho de conscientização ambiental amplia raio de atuação em Crateús, com novos bairros
Crateús Mais um bairro deste Município recebe serviço de coletiva seletiva. A ação faz parte do Programa de Coleta Seletiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que visa expandir o serviço para toda a cidade. No início de fevereiro, o Programa foi lançado, atendendo ao bairro Cidade Nova e Centro.
Agora chegou a vez do bairro dos Venâncios, cuja coleta e mobilização estão ocorrendo nas sete principais ruas: Washington Vale, Demócrito Rocha, Leonardo Mota, Osmar Lucena, José Artur, Hermínio Barbosa e Eduardo Albuquerque.

As demais ruas serão contempladas na próxima semana. A coleta dos resíduos sólidos no bairro ocorrerá todas as quartas-feiras pela manhã.

"Agradecemos aos moradores do bairro e dizemos que o sucesso deste importante projeto depende de cada um dos moradores", ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Wanderley Marques.

De acordo com o secretário, o Programa está tendo aceitação na cidade e, nos dois primeiros bairros, a população participa de forma efetiva. "Estamos satisfeitos com a participação da comunidade nesses primeiros 40 dias nos bairros Centro e Cidade Nova, é tanto que o valor arrecadado com venda do material reciclado foi bem maior do que a nossa expectativa", ressalta.

Embalagens
Ele explica que as embalagens pet e de produtos de higiene e limpeza, como detergentes, desinfetantes, shampoo, entre outros, são as que os catadores negociam com um melhor valor junto às empresas. Os demais materiais, como papel e papelão também são vendidos, porém com menor valor. "Mas, independente disso, todos são importantes e acrescentam na renda mensal dos catadores, além de que a sua coleta colabora com a limpeza da cidade e do meio ambiente", observa.

Assim como nos primeiros bairros, a comunidade dos Venâncios está sendo orientada a separar o lixo seco (plásticos, papel, metal e vidro) do lixo úmido (restos de comida, cascas de frutas, papel higiênico e fraldas descartáveis). O primeiro, recicláveis, deverá ir para a coleta seletiva, e o segundo para a convencional, que já é feita normalmente em cada área da cidade. Toda a coleta de recicláveis será levada para o Centro de Triagem, onde os catadores farão o trabalho, em conjunto com a Secretaria.

Luiz Antônio, da Associação dos Catadores, salienta a importância econômica e social da ação. "Temos muitos companheiros que trabalham no lixão, comprometendo a sua saúde e com essa ação poderão sair de lá, pois teremos como obter renda. A população precisa fazer também a sua parte".

Parceria
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com o Projeto Mata Branca e Amigos do Planeta na Escola (APE). Idealizado pelas Casas Bahia, O APE, em parceria com o Instituto Brasil Solidário (IBS), realiza atividades de cunho sustentável em escolas públicas brasileiras e vem mobilizando ações no Interior do Ceará.

Agora a Semam conta com um novo parceiro: o 40° Batalhão de Infantaria, com sede no Município. Após os primeiros contatos a instituição criou sua própria estrutura de organização de como os materiais recicláveis seriam coletados, disponibilizando tambores com identificações em espaços adequados. Além disso, tem solicitado palestras da Semam. A coleta já está sendo realizada no Batalhão duas vezes na semana, nos dias de segunda e sexta-feira desde fevereiro último. Já as palestras estão acontecendo dirigidas aos militares e seus familiares.

Triagem
Com o apoio do Programa Amigos do Planeta (APE), que apoia ações desse porte no Município desde 2009, a cidade construiu, a partir da iniciativa, um galpão de triagem, material e capacita-ção para os catadores, prensa hidráulica, balança, caminhão de transporte, ecopontos e material de educação ambiental.

"Todo esse material está agora fazendo a diferença na implantação do Programa de Coleta Seletiva", ressalta o secretário municipal, que comemora a iniciativa fruto das parcerias.
Mais Informações:Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Centro de Treinamento Rua José Sabóia Livreiro, S/N Bairro Altamira - Crateús
Telefone: (88) 3691.0110

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário