sexta-feira, 30 de março de 2012

Plantio de mudas deve ser feito com orientação



Clique para Ampliar
O Horto Municipal cultiva cinco tipos de plantas: florestal, ornamental, caatinga, frutífera e medicinal. Quem quiser pode adquirir uma muda no local. Para orientações sobre o plantio, a população deve procurar a Emlurb FOTO: RAFA ELEUTÉRIO
Quando plantadas em área inadequada, as árvores podem trazer uma série de problemas para a população
A quadra chuvosa é considerada a melhor época do ano para se realizar o plantio de mudas, mas é necessário que isso seja feito com a orientação de especialistas. Uma muda plantada em um local que não seja adequado poderá acarretar problemas no futuro. A campanha "Plante uma árvore. Semeie esta ideia!", lançada pelo Grupo Edson Queiroz tem como objetivo estimular a criação e a recuperação de áreas verdes da Capital, propiciando ainda aos seus habitantes uma vida mais saudável e em harmonia com a natureza."Dependendo da área do plantio, como calçadas e praças, existem algumas plantas que não se adaptam. Desta forma, em pouco tempo, teremos problemas nesses locais", explicou o presidente da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), Roberto Rodrigues.

Ele usou como exemplo o pé de Nim, que as pessoas acreditam que pode afastar mosquitos. Mas essa não é uma planta nativa do nosso Estado, e pode causar complicações. Além disso, ela cresce muito rápido e, se for plantada em local que não seja propício, em pouco tempo, pode alcançar a fiação dos postes.

Rodrigues também citou o coqueiro e a fícus-benjamim. O primeiro precisa ser monitorado constantemente para que nenhum coco caia em alguém. O segundo costuma buscar água em qualquer local, com isso, invade tubulações e causa problemas no abastecimento de água.

"A Emlurb não pode simplesmente cortar a árvore, pois ela é um ser vivo. Só podemos fazer isso quando é realmente necessário", comentou o presidente.

Segundo o diretor do Departamento Técnico de Urbanismo (DTU) da Emlurb, José Wilmar da Silveira Neto, o órgão faz o monitoramento diário das condições das árvores da Capital. Plantas venenosas e inadequadas são retiradas. Além disso, as Secretarias Executivas Regionais (SERs)passam as demandas de corte e poda que podem causar dano.

Para orientação sobre o plantio, ele indicou ligar para a Emlurb (3131-7647). Já para podar as árvores, a população pode ligar para o telefone 3131-7649.

Distribuição

No Horto Municipal Falconete Fialho, no bairro Passaré, são cultivadas cinco tipos de plantas: florestal, ornamental, caatinga, frutífera e medicinal. As mudas são distribuídas pela Prefeitura de Fortaleza por meio das SERs, mas quem quiser poderá adquirir uma muda no local.

De acordo com o coordenador do Horto, Francisco Isaú Pessoa dos Santos, 70% das pessoas procuram por plantas ornamentais, que não têm tanto impacto na Cidade, pois são usadas para decorar o interior das residências. "É importante ver o local onde as mudas serão plantadas, pois, se não for adequado, a pessoa terá que cortá-la", ressalta.

Santos destaca que as árvores são uma necessidade devido aos benefícios que trazem para o ser humano, além de melhorar o clima da Capital. "Além disso, precisamos cuidar de toda a natureza", conclui.

Procura
70% das pessoas que vão ao Horto Municipal buscam plantas ornamentais, que não têm tanto impacto no ambiente, pois ficam no interior das residências

THIAGO ROCHAESPECIAL PARA CIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário